Hoje, as funções da área comercial nas empresas são maioritariamente asseguradas por humanos, com exceção de 5% que tiram já partido de interfaces suportados em soluções de inteligência artificial generativa onde um robot substitui um humano interagindo em linguagem natural. Um novo estudo da Gartner estima que daqui a cinco anos, em 2028, estas soluções já dêem resposta a 68% das tarefas relacionadas com vendas, entre empresas (B2B).

A IA generativa promete poupar horas de trabalho às equipas de vendas, ao conseguir rapidamente reunir informação e dados de diferentes fontes, com impacto relevante na capacidade de definir públicos-alvo e automatizar processos que ainda são feitos à mão.

Um dos aspetos mais promissores da tecnologia, na opinião da consultora, está no poder da combinação entre a automação de dados da força de vendas e a capacidade de articulação de respostas da IA generativa, que vai permitir às equipas a fazerem ajustes em tempo real às suas estratégias de vendas.

A Gartner estima que daqui a dois anos 30% das mensagens comerciais enviadas por grandes empresas já não vão ser geradas por humanos, mas sinteticamente, por sistemas de IA que interpretam a informação necessária e criam texto a partir daí.

"Os responsáveis de operações de vendas e as suas equipas de tecnologia devem preparar-se para a convergência de novas formas de inteligência artificial, automação de processos e a reinvenção das atividades de planeamento, que vão transformar a função de vendas", antecipa Adnan Zijadic, analista principal para esta área da consultora.

A olhar para esta evolução, a Gartner fala numa nova geração para a automação de processos, que vai entrar em modo dinâmico. As maiores mudanças, estima-se, vão acontecer no planeamento de vendas direcionadas, gestão de previsões ou análise.

Na mesma linha, espera-se que 14% do planeamento de vendas passe a tirar partido do poder da IA generativa, 15% do trabalho de preparação de reuniões com clientes passará a tirar partido das mesmas ferramentas, assim como 14% das negociações.