A fintech austríaca Bitpanda está a montar uma equipa em Portugal e no segundo trimestre do próximo ano quer abrir um escritório em Lisboa, que será também um hub tecnológico. Para liderar a operação, revelou que está a recrutar um diretor-geral, para coordenar a equipa local e desenvolver o negócio no país, mas está também à procura de colaboradores para outras posições.

Em declarações ao SAPO TeK, Irina Scarlat, Chief Growth Officer da startup, admite que no próximo ano a equipa local da startup deverá chegar aos dois dígitos. “Queremos contratar uma equipa de classe mundial em Portugal, para ajudar o nosso mercado português e o crescimento a nível europeu em muitos departamentos diferentes da empresa”.

Em comunicado, a empresa já tinha explicado que a prioridade da nova equipa local será posicionar a Bitpanda como a plataforma de investimento preferida dos portugueses. Na Europa, os serviços da fintech são já usados por mais de três milhões de pessoas, números de contas criadas até à data na plataforma. Portugal é um dos mercados onde já estão disponíveis e onde já têm utilizadores.

O plano de expansão regional da Bitpanda passa por alargar a base de utilizadores para 10 milhões de europeus, antecipa a empresa que está neste momento avaliada em 4,1 mil milhões de dólares e que nos últimos meses conseguiu angariar um investimento de série C no valor de 263 milhões de dólares.

A escolha de Portugal como destino de investimento nesta nova fase de expansão deve-se ao facto do país ser “inovador e empreendedor e vir revelando uma forte procura e um rápido crescimento do interesse em ativos digitais”, explica Irina Scarlat.

Solicitadores querem regulamentação para penhora e venda de ativos digitais em cobrança de dividas
Solicitadores querem regulamentação para penhora e venda de ativos digitais em cobrança de dividas
Ver artigo

A responsável também indica que, desde que os serviços da Bitpanda estão disponíveis em Portugal, tem havido um aumento acentuado de utilizadores, mesmo sem marketing e sem uma gestão local. “Esperamos um aumento muito maior quando começarmos a estar devidamente presentes no mercado, com uma equipa local, porta-voz e campanhas de marketing adequadas”, acrescenta.

A Bitpanda foi fundada em 2014 por Eric Demuth, Paul Klanschek e Christian Trummer, como plataforma de negociação de criptomoedas. Evoluiu entretanto para uma plataforma de negociação de diferentes tipos de ativos, além de criptomoedas e ETFs, é também possível negociar ações ou metais preciosos na aplicação, que tem opções para diferentes perfis de risco e investimento. É possível fazer investimentos a partir de um euro.

A Bitpanda garante que posiciona os seus erviços para todo o tipo de investidores, desde os mais experimentados nas transações que a plataforma permite, a quem está a estrear-se nestas andanças, razão pela qual mantém a Academia Bitpanda, com conteúdos didáticos para orientar quem está a estrear-se nestes investimentos.

A Bitpanda tem já escritório em oito países europeus. O quartel-general é em Viena, onde a empresa acolhe 600 colaboradores.