Uma nova análise da GfK revela que, este ano, as compras na Black Friday foram mais fracas do que em 2021. No entanto, Portugal contrariou a tendência, apresentando-se como o terceiro país europeu que realizou mais transações durante este período.
De acordo com os dados avançados pela GfK Portugal, fatores como a subida da inflação e os sinais de recessão económica na zona Euro, levaram os consumidores europeus a serem mais cuidadosos quanto aos gastos durante a Black Friday, o que resultou num volume de transações menor na maioria dos países.
Em Portugal, as compras aumentaram 7% em comparação com o mesmo período de descontos no ano anterior. Já na República Checa o aumento foi de 27%, seguindo-se a Turquia, onde a subida nas transações se situou nos 24%.
Por outro lado, em países como a Alemanha e Itália, o volume de transações registou uma diminuição de 1% face o ano anterior. No Reino Unido e Hungria a diminuição registada situou-se nos 3%, avança a GfK Portugal.
No que respeita aos produtos que mais despertaram o interesse dos consumidores destacam-se os gadgets e equipamentos tecnológicos, numa tendência crescente em toda a Europa.
Em Portugal, os produtos que registaram um maior aumento no volume de vendas foram as consolas de vídeojogos (mais 68%) e as ferramentas de software (mais 35%). As máquinas de lavar roupa, tablets e máquinas de bebidas também viram o seu valor de vendas aumentar em 19%, 19% e 18% respetivamente.
Os dados indicam que na Alemanha, as mini colunas de som e colunas foram os equipamentos que registaram um maior aumento no volume de vendas: mais 52% e mais 43% respetivamente. O cenário é semelhante na França e em Espanha, com as colunas de com a liderarem o tipo das listas de equipamentos, com crescimentos acima dos 20% Na Itália, os produtos com maior crescimento foram tablets, com um crescimento de mais 44%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários