Terminou mais uma época de descontos relacionados com o Black Friday e começa-se a fazer um balanço sobre os gastos dos portugueses durante este período. A SIBS já avançou com os primeiros números, destacando que o valor gasto em compras online aumentou 67% em comparação com o período do ano passado e representou 27% do valor total despendido durante a sexta-feira, um aumento de 7% em comparação com o período homólogo. Em compras físicas, os consumidores gastaram mais 17% do que no ano anterior.

Os dados apurados pelo SIBS Analytics mostram que a utilização do MB Way aumentou 85% nas compras online e 42% no formato físico durante o Black Friday. O formato de pagamento continua a ser a forma preferida do pagamento dos consumidores no comércio online. A SIBS indica ainda que a percentagem de compras online no total de negócios realizados no Black Friday aumentou de 20% registado em 2023 para 27%.

Veja na galeria mais dados sobre o MB Way durante a Black Friday:

Foram também gastos, em média, 49 euros durante o Black Friday, que a SIBS aponta como 4 euros acima da média diária gasta nos restantes dias do mês de novembro de 2024. Mas quando comparado com o mês de novembro de 2023, o valor aumentou mais de 8 euros.

A categoria “Moda e Acessórios” continua a ser a que mais vende durante o Black Friday, tendo aumentado 191% face à média diária do mês de novembro. Seguem-se as categorias “Beleza, Cosméticos e Perfumes” com mais de 180% e “Material Desportivo e Recreativo com mais de 113%.

Naquela que é a Black Week, a semana que antecipa a sexta-feira do Black Friday, a SIBS aponta variações positivas no consumo. O valor total gasto aumentou 18%. Nas compras online foi registado um crescimento de 58% face a 2023e as físicas cresceram 9%. Nas compras online, a utilização do MB Way aumentou 79% e nas lojas físicas 34%.

Vendas na Amazon quebram recorde

A Amazon aponta que este ano foi o maior evento de compras deo Black Friday de sempre. Durante os seus 12 dias de ofertas, entre 21 de novembro a 2 de dezembro, a gigante do retalho diz que bateu recordes de vendas e um número recorde de artigos vendidos.

A plataforma aponta alguns dos produtos mais vendidos durante a semana do Black Friday e no que diz respeito a tecnologia, os cartões de memória SanDisk 128GB, TV Xiaomi, máquina de barbear Philips OneBlade e recargas de substituição, pilhas Amazon Basics, película fotográfica instantânea Fujifilm Instax e cabeças de substituição para escova de dentes elétrica Oral-B Pro, estão entre os mais vendidos.

No comunicado, a Amazon aponta que mais de 60% das vendas realizadas na plataforma durante o Black Friday foram realizados por vendedores independentes. “Sabemos o quanto os nossos clientes apreciam poupar dinheiro e os nossos clientes pouparam milhares de milhões durante este período de promoções”, apontou Doug Herrington, CEO das lojas da Amazon globais. E promete que até ao Natal estão previstas novas campanhas de descontos para ajudar a comprar os presentes e brinquedos para oferecer.

As funcionalidades de IA generativa ajudaram os clientes da Amazon a encontrar rapidamente os produtos que procuravam. O assistente de compras, batizado de Rufus, ajuda na seleção de produtos, destacando funcionalidades-chave para considerar e explica termos técnicos.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 15:48.