O futuro do TikTok nos Estados Unidos ainda é incerto e poderá encerrar operações se não for encontrado um comprador para a rede social. Surgiram os primeiros possíveis interessados para adquirir a plataforma de vídeos, entre eles Jimmy Donaldson, também conhecido por MrBeast, o mais popular criador de conteúdos do YouTube. Larry Ellison, fundador e líder da Oracle, um dos principais parceiros tecnológicos do TikTok também foi apontado como possível interessado no negócio.

O nome de Elon Musk foi igualmente ligado ao eventual negócio, mas já confirmou que não tem planos para adquirir o TikTok. Durante uma conferência da Axel Springer SE, o dono da Tesla e da rede social X disse que não tinha feito nenhuma oferta pela rede social e que não tinha nenhum plano para aquilo que faria se tivesse o TikTok. O magnata afirma ainda que não utiliza pessoalmente a rede de vídeos curtos e não está familiarizado com o formato da aplicação, como avança a Reuters.

MrBeast, Larry Ellison e Elon Musk: Quem quer casar com o TikTok (com separação de bens)?
MrBeast, Larry Ellison e Elon Musk: Quem quer casar com o TikTok (com separação de bens)?
Ver artigo

Elon Musk afirma que não costuma comprar empresas no geral, sendo algo raro, acrescentando que mesmo a aquisição do Twitter foi algo pouco usual para si. “Normalmente construo empresas de raiz”, remata.

De recordar que o TikTok tinha até 19 de janeiro para conseguir um comprador, o que não aconteceu e acabou por cumprir a ordem do Supremo Tribunal de Justiça, encerrando os serviços. A baixa no serviço iria durar apenas algumas horas, uma vez que quando Donald Trump assumiu a Casa Branca desbloqueou a proibição e deu mais tempo, até à primavera, para a conclusão do processo.

Apesar do levantamento temporário da proibição do TikTok, a Google e a Apple nunca chegaram a reintegrar a aplicação da rede social nas suas plataformas de apps. Ou seja, novos utilizadores ou quem precisar de reinstalar o TikTok nos Estados Unidos não o pode fazer, pois está indisponível na App Store e Google Play.

Para contornar essa indisponibilidade, a ByteDance está a distribuir um kit para download no website do TikTok para a versão Android.

Nas últimas semanas surgiram notícias de que alguns utilizadores estariam a comprar telemóveis usados por preços elevados, desde que já tivessem a aplicação do TikTok pré instalada.