Foi hoje aprovada em Conselho de Ministros uma resolução que nomeia Carlos Zorrinho coordenador nacional do Plano Tecnológico, função que passa a acumular com a de Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa, ambas na dependência directa do Primeiro-ministro.



Nas novas funções o responsável tem como missão "coordenar e monitorizar a implementação do conjunto articulado de medidas e de políticas transversais que integram o Plano Tecnológico", explica um comunicado.



Cabe-lhe também promover a participação de agentes económicos, sociais e da sociedade civil "nos processos de concretização e de avaliação do Programa Nacional de Reformas e do Plano Tecnológico".



Recorde-se que o Plano Tecnológico, uma das principais bandeiras do Governo liderado por José Sócrates, iniciou a legislatura na dependência do ministro da Economia com coordenação de José Tavares, que há cerca de um mês deixou o cargo em ruptura com o Governo. O executivo desvalorizou a saída do responsável e reagiu com alterações na tutela do Plano, que deixou de estar sob a alçada de Manuel Pinho, passando para a dependência directa de José Sócrates.



Nas funções de coordenador da Estratégia de Lisboa, que vem desempenhando desde Junho deste ano, Carlos Zorrinho tem como missão fazer a coordenação e monitorização da implementação do "Programa Nacional de Reformas elaborado nos termos previstos nas Conclusões do Conselho Europeu realizado em Bruxelas, em Março de 2005", explica também o comunicado.



O ex-secretário de Estado da Administração Interna terá também a seu cargo a articulação do Programa Nacional com "o desenvolvimento do Programa Comunitário de Lisboa". No plano nacional cabe-lhe coordenar e monitorizar o "Programa Nacional com outros planos e programas nacionais relevantes para a concretização da Agenda de Lisboa", incluem-se neste leque o Plano Tecnológico ou o PEC.



Notícias Relacionadas:

2005-11-24 -
Plano Tecnológico passa a ser coordenado por José Sócrates


2005-11-24 -
Plano Tecnológico aprovado pelo Governo com destaque para três eixos de acção


2005-11-17 - José Tavares demite-se da Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico

2005-06-30 - Banda Larga, Sistemas de Informação e Conhecimento entre as prioridades de investimento do Governo