No meio de ataques crescentes e cada vez mais massivos, a cibersegurança segue no topo da lista de preocupações das empresas. Sessenta e cinco por cento dos gestores afirmam estar preocupados com os ciberataques, embora apenas 30% estão preparados para os gerir.
Os dados fazem parte do mais recente Readiness Report, da Kyndryl, que também conclui que 90% dos executivos consideram ter a melhor infraestrutura de TI, mas somente 39% destes acreditam que está pronta para gerir riscos futuros.
Na economia digital, os líderes empresariais confiam nas suas TI para reduzir os riscos, desenvolver talento e tirar partido de novas ferramentas. No entanto, apesar de 94% dos líderes afirmarem que a modernização tecnológica é uma prioridade para as suas empresas, os dados do relatório da Kyndryl mostram que 44% das infraestruturas de TI de missão crítica estão a aproximar-se ou já estão em fim de vida útil, o que aumenta a vulnerabilidade e levanta barreiras à modernização.
Os executivos também estão preocupados com a aceleração do panorama regulamentar, consoante as principais medidas entram em vigor. Embora 48% dos executivos estejam preocupados com o facto de o ritmo da regulamentação estar a avançar de forma muito rápida, 66% consideram que a regulamentação tem um efeito globalmente positivo.
O relatório mostra ainda como a modernização das TI está a ajudar as empresas a obterem uma vantagem competitiva, mesmo que menos de metade veja atualmente um retorno positivo do investimento em Inteligência Artificial (IA). Embora 76% das empresas estejam a investir na IA tradicional e em machine learning, apenas 42% verifica um retorno positivo do investimento.
Clique nas imagens para mais dados sobre o relatório
Os maiores obstáculos à adoção da IA continuam a ser as preocupações com a privacidade dos dados (31%), o ROI incerto (30%) e os desafios de compliance (26%).
Já mais de 40% dos líderes estão a sentir lacunas nas competências tecnológicas que impedem o progresso da modernização.
Apesar destes desafios, "as empresas que se modernizam estão a obter benefícios claros com esses projetos", consideram os responsáveis da Kyndryl . Fazendo uma retrospetiva do ano passado, os líderes afirmam ter registado uma maior eficiência (85%), uma maior inovação (71%) e uma melhor experiência dos colaboradores ou dos clientes (60%). No entanto, estes confirmam que ainda há margem para melhoraria, uma vez que veem menos impacto na segurança dos dados e na conformidade com a regulamentação (34%) e nos resultados baseados na sustentabilidade, como a diminuição da utilização de energia ou das emissões (27%).
O Readiness Report da Kyndryl combinou as respostas de 3.200 decisores seniores com insights da Kyndryl Bridge, a plataforma digital da empresa baseada em IA, para ilustrar os desafios e as oportunidades de negócio globais em todos os mercados e indústrias. Os resultados foram apresentados esta manhã, em videoconferência de antecipação aos jornalistas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários