A Claranet acaba de inaugurar um novo escritório em Lisboa, localizado no Hub Criativo do Beato, que passa também a ser a sede da marca em Portugal.

Resultado de um projeto de reabilitação do edifício anteriormente designado por “Armazém das Grilas”, no qual funcionaram os armazéns de forragens da antiga Manutenção Militar, o novo escritório possui uma área superior a 4.000 metros quadrados e “aposta num conceito de espaço de trabalho inovador, híbrido, voltado para a sustentabilidade, a eficiência energética, a produtividade e o bem-estar dos colaboradores”, refere a empresa em comunicado.

O edifício foi transformado para servir aproximadamente 500 pessoas em simultâneo, dos cerca de 1.000 colaboradores da Claranet em Portugal, que podem operar em zonas de trabalho fixas e em espaços partilhados, criados sobretudo a pensar nos colaboradores em modo híbrido e em permanente mobilidade, incluindo ainda salas de reuniões ou videochamadas, de formação e várias zonas de lazer.

Clique nas imagens para conhecer o novo escritório da Claranet

O espaço assenta num conceito arquitetónico baseado em diferentes espaços e zonas abertas, que privilegia o contacto com a natureza, a luz natural e a sustentabilidade. A empresa diz ter mantido a traça original do edifício e criado todo um novo conceito de muita luz natural a partir de dois grandes jardins, que ligam o interior e o exterior do edifício.

"Esta solução, além da beleza que confere ao espaço, traz conforto e aumenta a eficiência energética, reforçada com a utilização de painéis fotovoltaicos que garantem autonomia energética e até o abastecimento da comunidade envolvente", refere a Claranet.

Outro aspecto destacado pela empresa é que grande parte dos materiais de construção e decoração utilizados são sustentáveis. A arquitetura do espaço pretende promover a socialização e colaboração entre pessoas, como estímulo de inovação nas áreas de foco de serviços prestados pela Claranet, de Data Science, Cloud, Cibersegurança, Applications, Workplace, acrescenta-se na nota enviada às redações.

Com as novas instalações, a Claranet transferiu simultaneamente o seu Centro de Logística para um novo espaço no Lezíria Park, localizado no Forte da Casa, junto ao Parque Ribeirinho do Estuário do Tejo e próximo da nova sede. De referir que a empresa possui ainda um escritório na cidade do Porto, dois datacenters (Lisboa e Porto) e um Centro de Competências, no seio do campus do Instituto Politécnico de Viseu.