Os últimos meses têm ficado marcados pela decisão de despedimentos na indústria tecnológica. Nem mesmo as grandes empresas como a Amazon, Meta, Ericsson, Disney, Ebay, Dell, e Twitter resistem aos despedimentos coletivos. Só no mês de janeiro foram despedidos 84 mil funcionários no sector tecnológico. E os cortes na indústria parecem continuar, sobretudo em período de apresentação de contas relacionadas com o encerramento do ano fiscal e o Clubhouse e a Dropbox são os mais recentes protagonistas.

O Clubhouse destacou-se durante a pandemia, uma rede social com destaque no áudio, que serviu de palco a muitas palestras desde que foi lançado em 2021. Numa carta enviada aos seus empregados, os fundadores Paul Davison e Rohan Seth revelaram os planos da empresa para o futuro e a decisão de cortar 50% da sua força de trabalho, como essencial para a sua sobrevivência.

Mark Zuckerberg confirma que Meta vai despedir mais 10.000 colaboradores
Mark Zuckerberg confirma que Meta vai despedir mais 10.000 colaboradores
Ver artigo

Os líderes da empresa explicam que durante a pandemia reuniu uma comunidade de milhões de utilizadores confinados em suas casas. Com a abertura das medidas de restrições, tornou-se mais difícil de encontrar amigos para conversar na aplicação. E por isso o Clubhouse vai fazer uma espécie de reset, com uma nova estratégia, mas que não funciona com o tamanho atual da equipa. Sendo uma empresa que funciona remotamente, tornou-se difícil a coordenação das equipas na introdução das decisões. “As pessoas sentem-se bloqueadas por nós e criativos brilhantes são subaproveitados”, lê-se na carta.

Para corrigir, a restruturação planeada vai eliminar cargos e reduzir a empresa a uma equipa mais pequena e focada. Por outro lado, afirma que não tem uma pressão imediata para reduzir custos, mas acredita que com uma equipa mais pequena vai permitir aumentar o foco e a velocidade para o lançamento da sua próxima evolução do produto, o Clubhouse 2.0.

Todos os empregados vão receber uma indeminização de quatro meses de salário, ou seja, até ao fim de agosto, incluindo o plano de saúde. Os funcionários afetados podem ficar com os seus portáteis, além de serem ajudados a encontrar emprego através de referências e os emigrantes com situações de Visa.

Dropbox vai despedir 500 funcionários

Drew Houston, cofundador e CEO da Dropbox, também partilhou uma carta aos seus funcionários sobre a situação atual da empresa e a necessidade de despedir cerca de 16% da sua mão-de-obra, ou seja, 500 Dropboxers. O líder da empresa diz que o negócio continua a ser lucrativo e estável, mas por outro lado o seu crescimento tem abrandado. A situação económica global fez com que alguns investimentos que antes geram retornos positivos já não são sustentáveis.

A empresa afirma que a chegada da era da computação por IA chegou finalmente, “e acreditamos que por muitos anos que a IA vai dar-nos superpoderes e transformar completamente o trabalho de conhecimento”, disse na carta. A empresa tem vindo a ser construída para este futuro, algo que pretende demonstrar no pipeline de produtos para este ano.

Empresas tecnológicas despediram mais de 84 mil funcionários só em janeiro
Empresas tecnológicas despediram mais de 84 mil funcionários só em janeiro
Ver artigo

Confessa que nos últimos meses a IA expandiu o potencial do mercado a uma nova geração e que, tal como a sua concorrência, teve de aproveitar as oportunidades do momento. “Num mundo ideal, simplesmente trocaríamos as pessoas de uma equipa para outra. E fizemos o que era possível. No entanto, a nossa próxima fase de crescimento requer uma mistura de diferentes conhecimentos, particularmente em IA e desenvolvimento de produtos em fase inicial. A empresa admite precisar de mais funcionários nesta área.

Em compensação aos empregados despedidos, a Dropbox diz que vai pagar 16 semanas, mais uma adicional por cada ano na empresa. Todos vão manter o plano de saúde de seis meses nos Estados Unidos e o equivalente a nível internacional. Todos os smartphones, portáteis, tablets ou periféricos da empresa utilizados pelos empregados passam a ser seus, para uso pessoal. Vai ainda ajudar a encontrar emprego em outras empresas.