A comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager, já tinha confirmado durante o Web Summit que havia mais investigações em curso quanto às práticas de mercado das big tech e agora a Reuters adianta que há dois processos que a UE está a analisar relativamente à tecnologia e utilização de dados da publicidade da Google.
Os reguladores da área de concorrência estão a recolher informações junto de anunciantes sobre a forma como a Google aplica a sua tecnologia na área da publicidade online, onde é dominante. A Reuters teve acesso a um documento da Comissão Europeia que mostra essa investigação, que na verdade se desdobra em duas, dedicadas à área da tecnologia e da utilização de dados.
Nos últimos anos a Google tem estado na mira da Comissão Europeia relativamente a práticas de negócio que pretendem bloquear a concorrência nas compras online, nas opções relativas ao Android e também na publicidade online. Ao todo soma mais de 8,25 mil milhões de euros de multas em três anos.
A atuação da empresa no mercado dos sistemas operativos e pesquisas em equipamentos móveis foi a que recebeu a maior sanção, de 4,34 mil milhões de euros, mas as limitações no sistema AdSense, de publicidade online, foram também alvo de multa de 1,49 mil milhões de euros.
A Google e o Facebook também estão debaixo de fogo nos Estados Unidos pela violação de regras de concorrência no mercado da publicidade. As duas empresas detêm mais de metade do mercado de publicidade na internet e em 2018 terão feito um acordo que dá aos anunciantes do Facebook a opção de colocar anúncios na rede de parceiros de publicação do Google.
Nos motores de busca a ação dos EUA contra a Google já levou à maior ação legal nos últimos 20 anos. O DOJ e os representantes de 11 Estados norte-americanos defendem que a gigante de Mountain View utiliza uma rede de negócios ilegais para manter a sua posição privilegiada no mercado de motores de busca e que as suas práticas estão a reduzir o poder de escolha dos consumidores, além de “sufocarem” a concorrência.
Investigação cobre "todos os serviços da Google" na área da publicidade
A Comissão Europeia terá enviado questionários aos anunciantes nas plataformas da Google com 13 páginas de perguntas sobre o impacto das configurações que definem como opção obrigatória "Incluir Rede de Display do Google" que foi introduzida em 2018.
O responsável pela concorrência na União Europeia explicou à Reuters que "esta investigação cobre todos os serviços do Google, incluindo publicidade digital e a cadeia de tecnologia de publicidade".
A Europa também quer saber se os anunciantes recebem descontos quando usam intermediários do Google, que permitem aos anunciantes ou agências de media comprar inventário de publicidade de muitas fontes. O questionário também pergunta se a capacidade de aceder ao YouTube está ligada à seleção de um intermediário.
Segundo indicações do site Politico, os anunciantes têm até esta sexta feira para responder ao questionário, que depois vai ser analisado pela direção da concorrência da UE.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 11h49
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