
No mês e meio que antecedeu a época natalícia, os portugueses recorreram às plataformas de descontos online e as vendas de bens não essenciais aumentou. Num estudo elaborado pela Yunait, os portugueses escolheram sites como o Groupon, a LetsBonus, o Planeo e a Goodlife para fazer as compras de Natal.
A categoria de vendas "Saúde e Beleza", que engloba ofertas como tratamentos de beleza, massagens e spas, representou 26,7% do total das vendas feitas nas plataformas de descontos online. O valor corresponde um aumento de 4% relativamente à media de compras realizadas na mesma categoria nos restantes meses de 2012.
A secção de "Moda e Acessórios" triplicou as vendas para representar, entre 1 de novembro e 17 de dezembro, 8,3% do total das compras feitas. A compra de vouchers e cupões na área de "Comer e Beber" também duplicou para os 11,9%.
Mas foi nas "Viagens", categoria que normalmente ocupa a primeira posição no volume de vendas registas em sites de descontos e compras coletivas, que os portugueses gastaram, em média, mais dinheiro: 49 euros por item comprado.
[caption][/caption]
E apesar de ser a categoria com menos volume de vendas, o "Desporto e Lazer" ocupa a segunda posição de produto ou experiência vendida por um preço mais elevado. A média de 34 euros registada durante o último mês e meio é superior aos 23 euros que são gastos "tradicionalmente" nos restantes meses.
[caption][/caption]
A Yunait também analisou o comportamento dos consumidores espanhóis e italianos e concluiu que "nos países do sul da Europa registou-se um crescimento muito mais rápido da adesão a estes sites, talvez devido à crise que se atravessa e à necessidade de encontrar novos mecanismos de poupança".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários