No mês e meio que antecedeu a época natalícia, os portugueses recorreram às plataformas de descontos online e as vendas de bens não essenciais aumentou. Num estudo elaborado pela Yunait, os portugueses escolheram sites como o Groupon, a LetsBonus, o Planeo e a Goodlife para fazer as compras de Natal.

A categoria de vendas "Saúde e Beleza", que engloba ofertas como tratamentos de beleza, massagens e spas, representou 26,7% do total das vendas feitas nas plataformas de descontos online. O valor corresponde um aumento de 4% relativamente à media de compras realizadas na mesma categoria nos restantes meses de 2012.

A secção de "Moda e Acessórios" triplicou as vendas para representar, entre 1 de novembro e 17 de dezembro, 8,3% do total das compras feitas. A compra de vouchers e cupões na área de "Comer e Beber" também duplicou para os 11,9%.

Mas foi nas "Viagens", categoria que normalmente ocupa a primeira posição no volume de vendas registas em sites de descontos e compras coletivas, que os portugueses gastaram, em média, mais dinheiro: 49 euros por item comprado.

[caption]Produtos mais comprados[/caption]

E apesar de ser a categoria com menos volume de vendas, o "Desporto e Lazer" ocupa a segunda posição de produto ou experiência vendida por um preço mais elevado. A média de 34 euros registada durante o último mês e meio é superior aos 23 euros que são gastos "tradicionalmente" nos restantes meses.

[caption]Valor Médio Gasto[/caption]

A Yunait também analisou o comportamento dos consumidores espanhóis e italianos e concluiu que "nos países do sul da Europa registou-se um crescimento muito mais rápido da adesão a estes sites, talvez devido à crise que se atravessa e à necessidade de encontrar novos mecanismos de poupança".


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