A Volkswagen estará em conversações com a Huawei para comprar a unidade de condução autónoma da fabricante chinesa. A informação, que nenhuma das empresas ainda quis comentar, está a ser avançada pela revista alemã Manager Magazin e pode traduzir-se numa combinação de peso para as duas empresas.

A Huawei criou no final de 2019 uma área de negócio para os carros inteligentes. Garantiu, desde o início, que não tem planos para fabricar o seu próprio veículo autónomo e posicionou-se como fabricante de soluções para veículos conectados.

Nessa área tem grandes ambições, a avaliar pelos planos anunciados nos últimos anos, que fazem antecipar valores altos para uma possível aquisição. Para 2021, o grupo tinha previsto um investimento em I&D na ordem dos mil milhões de dólares para a unidade, onde quer integrar uma equipa de I&D com 5.000 colaboradores, dos quais 2.000 serão alocados em exclusivo à condução autónoma.

Entretanto, também já avançou na conquista de clientes. No ano passado as suas soluções - chipset e sistema operativo do veículo - começaram a ser pré-instaladas em carros da Arcfox, uma marca do grupo chinês BAIC.

Recorde-se que, mesmo antes de criar uma unidade específica para a área automóvel, a Huawei já tinha projetos nesta área, como anunciou em 2018 com a Audi, para “melhorar a segurança e otimizar os fluxos de tráfego para criar cidades inteligentes”.

Ainda nesse ano, a empresa aproveitou o Mobile World Congress para dar a conhecer a experiência RoadReader num ambiente controlado, na qual o SAPO TEK participou. Aí era possível utilizar um Mate 10 Pro com processador de inteligência artificial e capacidade para “ver” a estrada e distinguir o ambiente, tomando decisões a partir daí, para conduzir um Porsche Panamera.

Fomos andar no carro controlado pelo smartphone da Huawei… e sobrevivemos
Fomos andar no carro controlado pelo smartphone da Huawei… e sobrevivemos
Ver artigo

A Volkswagen, por seu lado, tem já uma parceria com a britânica Argo AI, startup que desenvolve soluções para condução autónoma, onde também já investiu 2,6 mil milhões de dólares. Com esta empresa anunciou em setembro do ano passado (através da unidade Volkswagen Commercial Vehicles) a primeira versão do ID Buzz AD (Autonomous Driving). A carrinha autónoma está agora em testes e deve chegar aos mercado daqui a três anos.

A parceria com a Huawei pode ser complementar, para o mercado global, ou como supõem alguns meios, para o mercado asiático, já que a China é o país onde a fabricante alemã mais vende.

A notícia da alemã Magazin indica que as negociações entre líderes das duas empresas decorrem há meses, com a VW interessada sobretudo nas tecnologias onde tem mais carências. O presidente da empresa, Herbert Diess, já tinha admitido recentemente que daqui a 25 anos a condução autónoma vai estar massificada e que a VW está à procura de novas parcerias para aumentar a sua auto-suficiência no que se refere ao software.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.