A Vodafone Power Lab organizou a competição Get in the Ring para startups, num desafio a “entrar num ringue de boxe” para darem a conhecer as suas soluções e disputar o título de “campeão de inovação”. A vencedora foi a Glooma, uma startup que apresentou um equipamento médico em formato de luva para ajudar a detetar casos de cancro da mama precoce, complementando o auto-exame.

Ao todo a competição apresentou 84 projetos nacionais e internacionais inscritos, os quais foram selecionados os 16 mais promissores que calçaram as luvas esta terça-feira, no Polo Tecnológico de Lisboa (LISPOLIS).

A startup vencedora recebeu um prémio monetário de 20 mil euros, assim como o acesso direto à final mundial “Get in the Ring – Global Meetup” e ao programa Vodafone Power Lab, que coloca à disposição das startups as ferramentas para o desenvolvimento dos seus projetos, incluindo o acesso ao seu ecossistema de mentores e investidores.

Veja na galeria imagens do evento:

A iniciativa, que esteve parada dois anos devido à pandemia, pretende estimular o empreendedorismo num formato irreverente. O concurso internacional pretende encontrar os projetos tecnológicos mais promissores nas áreas de XR Solutions, Automation & Gamification, Smart Mobility e Big Data.

Os 16 finalistas, quatro por categoria, tiveram de disputar um processo de três rondas de “combates”, sendo apurados os semifinalistas, os finalistas e por fim o grande vencedor. As soluções foram apresentadas em forma de pitch que mereceu a avaliação de um júri, para apurar os quatro semifinalistas. Este grupo final foram ainda premiados com o programa Vodafone Power Lab.

O júri foi composto por Inês Valadas, Administradora da Unidade de Negócios Particulares da Vodafone Portugal; Fredrik Hanell, Director of Business Creation do EIT Urban Mobility; Gonçalo Amorim, CEO da BGI; e Margarida Figueiredo, Diretora Geral para a Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.

O evento contou ainda com a presença de Paulo Dimas, VP of Product Innovation na Unbabel, que contou a sua experiência no percurso de empreendedor, “destacando a importância deste tipo de iniciativas para estimular e apoiar as startups tecnológicas”, é referido no comunicado.

As quatro semifinalistas foram a Zoomguide (categoria XR Solutions), a Smart Mobility (categoria Smart Mobility), a Glooma (categoria Big Data) e a Neroes (categoria Automation & Gamification). A Zoomguide disputou a final com a Glooma.