Segundo o novo estudo anual Global Tech Trends, realizado pela Equinix, a transformação digital que as empresas fizeram para responder à pandemia é mesmo para ficar no futuro. Foram inquiridos 2.600 decisores de empresas espalhadas por 26 países, incluindo Portugal, que afirmaram que o cenário empresarial mudou para sempre e que o investimento feito nas inovações digitais passa a ser estratégico a longo prazo.

Em Portugal, 42% das empresas dizem ter restruturado a sua infraestrutura de TI para responder ao aumento do trabalho remoto e híbrido, além de terem reforçado os respetivos orçamentos para acelerar a sua transformação digital. Os dados do estudo revelam ainda que 62% dos líderes digitais em Portugal acreditam que vai haver mudanças de longo prazo não só em relação ao local, como o modo de trabalho das pessoas dentro das organizações.

A Equinix diz ainda que metade das empresas inquiridas em Portugal têm planos para se expandir para novas regiões e países ou áreas metropolitanas, mesmo apesar das disrupções que foram provocadas pela pandemia de COVID-19. E desses 50%, 62% diz que vai atingir esse objetivo de forma virtual, sem investimento em infraestruturas físicas nos respetivos mercados.

Relativamente à digitalização e investimento na infraestrutura digital, 46% dos decisores em Portugal afirmaram ter acelerado os seus planos de transformação digital devido à pandemia. Já 38% afirmam que os seus orçamentos foram reforçados para satisfazer o rápido crescimento da procura digital. 53% dos inquiridos confirmaram a revisão da sua estratégia de TI na sequência da COVID-19 e 52% pretendem investir em tecnologia de forma a potenciar a sua agilidade num período pós-pandémico.

A pandemia veio mesmo trazer algumas mudanças de mentalidades estratégicas nos decisores e 79% considerada que a digitalização da sua infraestrutura de TI era uma prioridade de topo, e 65% considera a interconexão como peça fundamental para a sua transformação digital.

Nas palavras de Carlos Paulino, Diretor Geral da Equinix em Portugal, pandemia acelerou a transformação digital das organizações, que viram os seus orçamentos reforçados em TI para fazer face a esse crescimento. Um estudo do mercado realizado pela empresa revela que a medição da conectividade privada para transferência de dados entre organizações atingirá uma taxa de crescimento anual global de 45% de 2019 a 2023.