A Epic Games revelou ter pago 6 milhões de dólares à Apple em taxas, pelas receitas acumuladas pela empresa na loja de aplicações para o iOS com o jogo Fortnite. A informação foi revelada pelo CEO da empresa, Tim Sweeney, numa publicação no Twitter e confirma o cumprimento da decisão judicial conhecida na passada sexta-feira, no processo que opõe as duas empresas

O processo em questão arrasta-se desde agosto do ano passado e foi movido pela Epic Games, que acusa a Apple de práticas anticorrenciais, ao obrigar os programadores a entregarem 30% da receita obtida com vendas nas aplicações da App Store, ao mesmo tempo que proíbe o recurso a outros canais de venda, onde esta taxa não seja aplicada. 

A juíza não acatou os argumentos da Epic, que decidiu contornar as regras e lançar uma alternativa para compras in-app na aplicação para iOS do Fortnite, e condenou a empresa ao pagamento das taxas devidas à Apple por todas as vendas que conseguiu realizar por esta via. 

Recorde-se que a introdução deste canal alternativo para compras na app do Fortnite para iOS valeu à Epic Games o bloqueio, primeiro da aplicação na plataforma e mais tarde da sua conta de programador no ecossistema iOS, um bloqueio que a empresa ainda recentemente tentou reverter, sem sucesso. Ainda assim, não conseguiu evitar que a Epic continuasse a fazer negócio com as compras realizadas nas cópias da app já instaladas em dispositivos iOS, até à atualização seguinte do jogo (que permitiu bloqueá-lo). 

Apple vs Epic: Fortnite continuará fora da loja de apps até na Coreia do Sul que tem novas regras
Apple vs Epic: Fortnite continuará fora da loja de apps até na Coreia do Sul que tem novas regras
Ver artigo

Por essa via, a Epic Games conseguiu faturar mais de 12 milhões de dólares com o Fortnite para iOS, em compras realizadas através do seu próprio sistema de pagamentos. Agora devolveu 30% desse valor, mais juros. 

Embora esteja a pagar o valor determinado pela sentença, sabe-se já que a Epic não se conformou com a decisão judicial e logo depois desta ter sido conhecida anunciou o recurso. O CEO da empresa disse entretanto que o “Fortnite vai regressar à loja de aplicações do iOS como e quando a Epic puder oferecer compras in-app em justa concorrência com a Apple”. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.