Quando fazem compras de supermercado online os portugueses gastam menos tempo, menos dinheiro e são mais organizados do que quando fazem o mesmo tipo de compras numa loja física.
As conclusões são de um estudo promovido pela 360hyper, em conjunto com a Netsonda, e revelam que, em média, os portugueses inquiridos gastam 3,7 dias por ano em compras de supermercado numa loja física, valor que passa para 2,4 dias por ano numa loja online.
Já relativamente à despesa mensal, os valores variam entre os 277€ das compras físicas e os 127€ das compras online, ou seja, menos de metade. De facto, 72% dos inquiridos gasta apenas até 159€ mensais em compras online, enquanto que só 25% gasta esse valor mensalmente em compras em lojas físicas.
Quanto ao planeamento, 84% dos consumidores offline admitem comprar mais do que pensavam antes de entrar na loja, um valor que desce para 58% quando passamos para o universo online.
Quando questionados acerca do grau de satisfação com o tipo de compra, percebe-se que o agrado com as compras online é ligeiramente superior, com 20% responderam “gosto muito”, ao agrado com as compras offline, em que 14% responderam “gosto muito”. As principais razões têm a ver com o facto de ser mais cómodo (68%), mais rápido (42%) e existirem promoções exclusivas (38%).
Veja as principais conclusões na galeria de imagens
Os compradores offline demonstram, no entanto, uma confiança superior aos compradores online, quando 90% dos primeiros responderam que confiam muito ou confiam neste tipo de compras, valor que passa para 80% nos segundos.
Razões como gostar de ser o próprio a escolher o que compra (65%), custos de entrega (47%) e a impossibilidade de experimentar os produtos (36%) fazem parte da lista de entraves à compra online.
No que diz respeito à compra offline, algumas das barreiras são o tempo que se gasta (42%), a existência de muitas pessoas nas superfícies (42%) e comprar mais do que o estipulado (24%). De facto, quem aponta que gasta mais do que o planeado em loja física gasta efetivamente mais 22€ mensais face à média. Já quem faz lista de compras para evitar comprar mais do que precisa gasta menos 12€ mensais face à média.
Entre as compras online de supermercado, a confiança figura como um fator importante, na medida em que quem afirma confiar ou confiar muito gasta em média mais 15€ neste tipo de compras, mensalmente.
As conclusões mostram também um comportamento de compra mais voltado para o online em 2022, com um em cada cinco inquiridos a admitir aumentar a frequência de compra online - um resultado que está acima do obtido em relação à compra em loja física (6%). Há ainda uma previsão de aumento nos gastos mensais - em média, regista-se uma subida de 9% nas intenções de gasto em compras online.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários