A agência Reuters avança com a notícia de que a Huawei está em conversações para negociar a venda das suas linhas P e Mate, as famílias de smartphones topo de gama da empresa chinesa. A agência noticiosa baseia-se nas informações prestadas por duas pessoas com conhecimento do assunto.

Segundo é referido, as conversações entre a Huawei e um consórcio de empresas de investimento, suportadas pelo governo de Xangai, decorrem há meses. Alegadamente, desde setembro que a fabricante chinesa tem vindo a explorar a possibilidade de vender as suas marcas. O assunto decorre no maior sigilo, referem as fontes, e requer a decisão final da Huawei para a venda das suas joias da coroa e não há garantias que o negócio seja bem-sucedido.

Confrontada com estes rumores, um representa da Huawei desmentiu as informações à agência noticiosa: “A Huawei soube que existem rumores sem fundamento a circular sobre a possibilidade da venda das nossas marcas de smartphones topo de gama. Não existe verdade nesses rumores. A Huawei não tem esse plano”. O governo de Xangai afirma que desconhece os rumores e recusou-se a comentar.

As duas fontes da Reuters apoiam-se na falta de esperança que a nova administração dos Estados Unidos venha a alterar as restrições impostas à Huawei. A insuficiência de chips para alimentar os smartphones é um dos principais motivos para a necessidade de vender as linhas topo de gama, dizem as testemunhas.

Referem ainda que o negócio das linhas Mate e P podem seguir um modelo semelhante à recente venda da Honor. E as informações dão conta da Huawei querer manter as equipas de gestão das respetivas linhas dos modelos quando estas passarem para a outra entidade. A Reuters refere que na última sexta-feira a Honor fechou parcerias com a Intel e Qualcomm para lançar um novo smartphone.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.