A Landing.Jobs tem estado focada no recrutamento de TI e employer of record e agora junta ao seu portfólio de serviços a criação de hubs tecnológicos e equipas de TI distribuídas em Portugal, uma competência que a Lisbon Tech Guide vinha a desenvolver. O valor do negócio não foi revelado mas ao SAPO TEK a empresa garantiu que os cerca de 50 empregados da Lisbon Tech Guide vão ser integrados. 

"Com Portugal a ser atualmente um destino de topo para as empresas que procuram criar equipas de TI distribuídas, o know-how da
Lisbon Tech Guide reforçará a nossa proposta de valor neste segmento de mercado, estimulando o nosso crescimento sustentado", explica José Paiva, CEO da Landing.Jobs, sublinhando que com a aquisição pretende aumentar a competitividade, diferenciação e negócio no mercado internacional.

Esta é a primeira aquisição na história de quase 10 anos da Landing.Jobs, e o alargamento do negócio chega numa altura em que grande parte dos recursos humanos e C-levels das empresas estão a concentrar-se na resolução da escassez de talento tecnológico local e na competição internacional.

Em entrevista ao SAPO TEK, Pedro Moura, CMO da Landing.Jobs, já tinha avisado que há uma grande procura da parte de empresas internacionais e que 20% da força de trabalho em tecnologia já trabalha para fora sem sair de Portugal. ""Portugal está ‘sob ataque’ de países mais ricos, que ‘descobriram’ que conseguem facilmente contratar talento português para continuar a viver por cá", sublinhou na altura.

Um negócio com olhos postos na globalização

O anúncio oficial da integração da Lisbon Tech Guide foi feito ontem em Lisboa, 9 de Janeiro, mas a ideia já vem de trás, desde o terceiro trimestre de 2022, quando as duas empresas se reuniram e perceberam que havia sinergias comerciais a explorar.

A Landing.Jobs já se posicionava como um facilitador da globalização do trabalho tecnológico, ajudando as empresas a colmatar as suas necessidades de talento tecnológico a nível global e os profissionais de TI a evoluir nas suas carreiras num mercado onde o trabalho à distância atravessa fronteiras e a deslocalização são agora comuns. Segundo informação partilhada em comunicado, "a experiência da Lisbon Tech Guide em ajudar empresas a criar equipas de TI distribuídas em Portugal, centradas no pagamento de salários transfronteiriços, vistos e apoio à relocalização, apresentou-se como um match perfeito ao portfólio da Landing.Jobs".

Com a aquisição a Landing.Jobs ganha capacidades de marketing, vendas e operações para apoiar as empresas que procuram criar hubs tecnológicos em Portugal (e Espanha), já que a Lisbon Tech Guide tem um historial nesta linha de negócio, em particular nos  serviços de employer of record, vistos e realocalização.

Ao SAPO TEK a empresa adiantou que as cerca de 50 pessoas da equipa da Lisbon Tech Guide vão ser integradas na Landing.Jobs, e que o antigo CEO da Lisbon Tech Guide, Sebastião Queiroz e Mello, se vai juntar ao Conselho de Administração da Landing.Jobs.

Segundo os dados, esta aquisição contribuirá para o objetivo da Landing.Jobs de fazer crescer o seu negócio organicamente ou através de aquisições em mais de 50% ao ano, como foi o caso nos últimos três anos.