Lisboa integra o conjunto de 12 cidades finalistas da edição de 2018 do Prémio Capital Europeia da Inovação, o iCapital. Concorrem com a cidade portuguesa Aarhus, Antuérpia, Atenas, Bristol, Gotemburgo, Hamburgo, Leuven, Madrid, Toulouse, Umeå e Viena.

O galardão atribuído pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizon 2020, pretende distinguir o esforço de transformação das cidades europeias, no sentido da aposta na inovação e sustentabilidade. A primeira cidade vencedora deste prémio foi Barcelona. Em 2016 foi distinguida a capital holandesa, Amesterdão, e a mais recente ganhadora, de 2017, é Paris.

As cidades são avaliadas pela “capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos”, nomeadamente no contributo “para ecossistemas de investigação dinâmicos e abertos, envolvem os cidadãos no processo de governação e tomada de decisões e utilizam a inovação para melhorar a sua resistência e sustentabilidade.”

O primeiro prémio tem um valor de um milhão de euros, mas "distingue também algumas cidades finalistas especialmente reconhecidas pelo seu esforço para promover a inovação”, recebendo cinco delas 100 mil euros cada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.