
Lisboa integra o conjunto de 12 cidades finalistas da edição de 2018 do Prémio Capital Europeia da Inovação, o iCapital. Concorrem com a cidade portuguesa Aarhus, Antuérpia, Atenas, Bristol, Gotemburgo, Hamburgo, Leuven, Madrid, Toulouse, Umeå e Viena.
O galardão atribuído pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizon 2020, pretende distinguir o esforço de transformação das cidades europeias, no sentido da aposta na inovação e sustentabilidade. A primeira cidade vencedora deste prémio foi Barcelona. Em 2016 foi distinguida a capital holandesa, Amesterdão, e a mais recente ganhadora, de 2017, é Paris.
As cidades são avaliadas pela “capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos”, nomeadamente no contributo “para ecossistemas de investigação dinâmicos e abertos, envolvem os cidadãos no processo de governação e tomada de decisões e utilizam a inovação para melhorar a sua resistência e sustentabilidade.”
O primeiro prémio tem um valor de um milhão de euros, mas "distingue também algumas cidades finalistas especialmente reconhecidas pelo seu esforço para promover a inovação”, recebendo cinco delas 100 mil euros cada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários