Lisboa integra o conjunto de 12 cidades finalistas da edição de 2018 do Prémio Capital Europeia da Inovação, o iCapital. Concorrem com a cidade portuguesa Aarhus, Antuérpia, Atenas, Bristol, Gotemburgo, Hamburgo, Leuven, Madrid, Toulouse, Umeå e Viena.
O galardão atribuído pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizon 2020, pretende distinguir o esforço de transformação das cidades europeias, no sentido da aposta na inovação e sustentabilidade. A primeira cidade vencedora deste prémio foi Barcelona. Em 2016 foi distinguida a capital holandesa, Amesterdão, e a mais recente ganhadora, de 2017, é Paris.
As cidades são avaliadas pela “capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos”, nomeadamente no contributo “para ecossistemas de investigação dinâmicos e abertos, envolvem os cidadãos no processo de governação e tomada de decisões e utilizam a inovação para melhorar a sua resistência e sustentabilidade.”
O primeiro prémio tem um valor de um milhão de euros, mas "distingue também algumas cidades finalistas especialmente reconhecidas pelo seu esforço para promover a inovação”, recebendo cinco delas 100 mil euros cada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários