A combinação de serviços de transporte privados com uma boa rede de transportes públicos parece ser a opção preferencial dos lisboetas como alternativa a utilizar o carro próprio, tendo sido esta uma das conclusões do estudo realizado pela ORB. São 71% os cidadãos residentes em Lisboa que participaram no inquérito que afirmam utilizar carro pelo menos uma vez por dia.

Os lisboetas são os europeus que mais usam os transportes públicos, tendo a segunda taxa mais alta no que diz respeito à utilização de metro ou comboio (só ultrapassada por Paris) com 49% dos inquiridos a utilizarem estes meios de transporte diariamente, e a mais alta utilização diária do autocarro, com 50% dos inquiridos a optarem por esta solução.

Apesar de 76% dos inquiridos acreditarem que aplicações semelhantes à Uber são uma alternativa ao carro próprio, 77% diz que optaria por ter apenas um carro em casa se conseguissem facilmente conciliar estas aplicações com uma rede de transportes públicos fiável.

Apesar de 93% das pessoas estar preocupada com as condições ambientais, 84% não desistiam de ter carro próprio para passarem a utilizar os transportes públicos.

Neste estudo da ORB foram inquiridas 10 mil pessoas com idades entre os 18 e os 54 anos com residência em Amesterdão, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Paris, Roma, Estocolmo e Varsóvia.