Um relatório da IDC traça o crescimento do mercado dos smartphones com ecrãs dobráveis nos próximos anos, incluindo os modelos Flip como os Fold. Já para 2023, as previsões é que cheguem aos 21,4 milhões de unidades às lojas, representando um aumento de mais de 50% face a 2022, que somou 14,2 milhões de unidades distribuídas.

A analista atualizou as suas previsões a longo prazo, destacando que este mercado alcance as 48,1 milhões de unidades, num crescimento anual de 27,6% de 2022 até 2027. Tal como já tinha referido anteriormente, o mercado dos smartphones dobráveis continua a ser o segmento positivo entre a queda das vendas de equipamentos em 2022, que contraiu 11%. E em 2027, este segmento do mercado poderá valer 42 mil milhões de dólares.

MWC23: Ecrãs dobráveis e deslizantes destacam-se entre os gadgets da feira de Barcelona
MWC23: Ecrãs dobráveis e deslizantes destacam-se entre os gadgets da feira de Barcelona
Ver artigo

O preço médio de venda dos smartphones tem descido (estima-se que caia 6,8% em 2023), mas os equipamentos dobráveis vão continuar a ser vendidos na categoria premium. Nas previsões da IDC foram consideradas as melhorias na durabilidade e construção dos smartphones dobráveis, assim como experiências avançadas a nível de software e hardware entre todas as marcas.

Previsões IDC smartphones dobráveis

Anteriormente a IDC já tinha apontando que o segmento iria beneficiar da redução dos custos e mais marcas estão a apostar em novos modelos ou a estrear-se no mercado, como se viu no Mobile World Congress. A OnePlus vai lançar o seu primeiro dobrável em 2023, a Honor levou o Magic Vs para o MWC, a Oppo tem o novo Find N2 Flip que pretende desafiar a Samsung, fabricante que poderá revelar em breve a sua quinta geração do Flip e Fold.

As novas projeções da IDC têm em consideração a previsão de preços mais acessíveis dos smartphones dobráveis, como resultado de mais fabricantes e modelos a competirem no mercado. Espera que o segmento de dobráveis cresça 50,5% durante 2023, ao passo que o mercado geral de smartphones contraia 1,1%.

Smartphones registam quinta quebra consecutiva de distribuição global. Samsung mantém a liderança
Smartphones registam quinta quebra consecutiva de distribuição global. Samsung mantém a liderança
Ver artigo

A especialista acredita que os equipamentos dobráveis continuam a oferecer o fator “wow” que convençam a sua adoção. Além disso prevê que nos próximos cinco anos continuem a ganhar tração e ultrapassem as vendas dos smartphones convencionais, justificando a projeção de crescimento até 2027.

Os smartphones dobráveis e enroláveis foram um dos destaques este ano no Mobile World Congress de Barcelona e embora alguns dos modelos mostrados sejam apenas protótipos outros vão chegar ao mercado Europeu durante o ano de 2023.

Clique nas imagens para mais detalhes