A Microsoft deu por encerrado um processo judicial contra 11 retalhistas acusados de vender software da fabricante de forma ilegal ao longo dos últimos seis meses. O processo, que estava em tribunal, acabou por ser resolvido à margem da justiça, através de um acordo assinado entre as empresas e a dona do Windows.

Sobre o assunto, um responsável da Microsoft adiantou que a maior parte dos processos legais deste género são iniciados na sequência de queixas recebidas pela empresa. Só no escritório do Reino Unido a empresa recebe cerca de 45 emails com denúncias por semana.

Por mês são levantados cerca de 10 novos processos, pelo que a resolução destes casos será uma boa notícia para a empresa, que na semana recebeu também uma má notícia, igualmente relacionada com os tribunais.

Num processo que corre desde 2007, a Microsoft foi condenada ao pagamento de uma indemnização de 290 milhões de dólares. Em causa está a infracção de uma patente de uma empresa canadiana, na forma como Word 2003 e 2007 codificam e disponibilizam informação. Além da multa, a Microsoft tem dois meses para recorrer ou alterar a função no software ou fica proibida de vender versões do Word nos Estados Unidos que possam abrir documentos com as extensões .XML, .DOCX ou .DOCM.