Os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, anunciaram esta terça-feira que vão deixar as funções executivas que mantinham na Alphabet, passando a ser presidida pelo também atual CEO da Google, Sundar Pichai. A decisão surge numa altura de especial tensão entre vários colaboradores da empresa e a gigante tecnológica, cujas reações se fizeram notar nas redes sociais.

Por considerarem que a Alphabet e a Google já não precisam de dois CEO e um presidente, os fundadores da Google tomaram a decisão de abandonar os seus cargos, depois de terem fundado a gigante tecnológica em 1998.

Fundadores da Google deixam liderança da empresa. Sundar Pichai assume presidência da Alphabet
Fundadores da Google deixam liderança da empresa. Sundar Pichai assume presidência da Alphabet
Ver artigo

Agora cabe a Sundar Pichai liderar o barco daquela que se transformou numa companhia complexa, com um poder enorme no mundo da tecnologia, que se estende a todo o globo. Na sua conta de Twitter o atual CEO da Google elogiou o trabalho dos dois fundadores, referindo ser graças a eles que a companhia se rege por uma "missão intemporal" e com "valores duradouros", numa "cultura de colaboração e exploração", assente numa "base sólida" que o CEO da Google quer continuar a desenvolver.

No entanto, há quem não tenha a mesma opinião. No final de novembro a Google despediu quatro trabalhadores devido a "evidentes e repetidas violações da política de privacidade e proteção de dados pessoais" e agora alguns deles vêm mostrar o seu desagrado com esta decisão.

Uma delas é Rebecca Rivers, que na altura confirmou o despedimento na sua conta de Twitter. Desta vez, a antiga colaboradora da empresa acusa os fundadores de terem “abandonado” a Google e a Alphabet, fugindo da sua criação que não correu bem.

Opinião semelhante tem a conta de Twitter "Google Walkout For Real Change", que acusa os fundadores da empresa de, em vez de terem endireitado o navio, terem saltado dele. "E apenas colaboradores como os quatro que foram despedidos poderão consertar a Google", lê-se no tweet.

Mudanças não abrandam escrutínio às práticas da Google

Para além dos conflitos internos, a Google e a Alphabet têm enfrentado um escrutínio sem precedentes dos reguladores da concorrência e das autoridades de proteção de dados. Isso acontece na Europa, onde a Google já soma mais de 8 mil milhões de euros em multas, mas também nos Estados Unidos.

Em território norte americano, é Elizabeth Warren, candidata a presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2020, uma das caras desta vigilância. A senadora pelo estado de Massachusetts já congratulou a decisão de mudança de Larry Page mas avisa que esta atitude não o pode, nem irá, isentar de responsabilidade.

Google volta a ser (quase) só um motor de busca. Alphabet é agora a holding para tudo o resto
Google volta a ser (quase) só um motor de busca. Alphabet é agora a holding para tudo o resto
Ver artigo

A mudança de liderança surge numa altura em que a casa-mãe da Google já é mais rica do que a Apple, tornando-se a empresa com mais dinheiro nos cofres, depois de um aumento de 20 mil milhões de euros de 2017 para 2019. Agora resta aguardar para saber o possível impacto que terá na companhia e na empresa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.