Segundo as previsões da Insider Intelligence, espera-se que as receitas geradas por anúncios no TikTok tripliquem em 2022, superando a marca dos 11 mil milhões de dólares e ultrapassando as de redes sociais rivais, como Twitter e Snapchat.
A rede social, detida pela chinesa ByteDance, afirma-se como uma das redes sociais mais populares, com mais de mil milhões de utilizadores ativos. Em declarações à Reuters, Debra Aho Williamson, analista na Insider Intelligence, afirma que a “base de utilizadores do TikTok explodiu nos últimos anos”, sendo que o tempo passado pelos internautas na rede social é também impressionante.
Os analistas preveem que as receitas de anúncios por parte do Twitter cheguem aos 5,58 mil milhões de dólares. Já do lado do Snapchat, espera-se que estas receitas atinjam os 4,86 mil milhões de dólares.
Acredita-se que mais de metade das receitas de anúncios do TikTok, quase 6 mil milhões de dólares, venham dos Estados Unidos, apesar das preocupações dos reguladores acerca da possibilidade de os dados de utilizadores do país serem armazenados na China.
Recorde-se que, de acordo com um relatório da Brand Finance, o TikTok foi a marca que mais cresceu em 2021. Ao todo, estima-se que tenha registado um crescimento de 215% no ano passado, passando a valor 59 mil milhões de dólares e alcançando o 18º lugar no Top 500 de marcas mais valiosas.
Apesar da popularidade do TikTok, e do seu “irmão” chinês Douyin, a sua dona não está a “salvo” de polémicas. Recentemente, uma investigação deu a conhecer que a ByteDance poderá ter usado conteúdos de aplicações rivais, como Instagram e Snapchat, para alimentar contas falsas da sua app Flipagram e treinar o seu algoritmo de personalização para utilizadores dos Estados Unidos, o qual é ainda é utilizado no TikTok, além do Douyin.
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