O serviço de entregas com drones da Amazon já começou a funcionar nos Estados Unidos, Ainda reduzido a uma área geográfica pequena, o Amazon Prime Air converteu-se finalmente em realidade, depois de anos de preparação, aprovações e melhorias dos drones que vão ser usados.

Os drones vão fazer entregas expresso, numa hora, junto dos clientes do serviço Amazon Prime, uma subscrição que inclui não só acesso a conteúdos, como várias vantagens na entrega de produtos comercializados pela Amazon, que nos Estados Unidos também incluem produtos de supermercado.

O serviço está a funcionar já em Lockeford na Califórnia e em College Station no Texas e será progressivamente expandido para outras regiões e a mais clientes, adiantou uma porta-voz da Amazon, Natalie Banke, em declarações ao site KTXL Fox 40. Funciona cinco dias por semana, durante o dia e numa área de operação dividida em quatro setores, sendo que em cada sector podem ser asseguradas cerca de 50 entregas diárias.

Nas regiões onde o serviço fica disponível, os clientes Amazon Prime passam a ver a opção de entregas com drone, para os produtos que puderem ser transportados por essa via. Para já, e segundo dados partilhados pela empresa, podem ser feitas entregas num raio de 4 milhas (6km), ao redor dos centros de distribuição da empresa próximos das duas cidades já cobertas pelo serviço.

Os drones usados pela Amazon são autónomos, mas o serviço de voo é supervisionado por humanos, por questões de segurança. Como foi recentemente divulgado, a empresa tem estado a trabalhar numa versão melhorada dos seus drones. Os novos MK30 devem poder voar em 2024.

Neste nova versão, o MK30 é mais leve, contando também com dimensões mais reduzidas. O novo modelo promete ser capaz de percorrer maiores distâncias, traz melhorias no que respeita a questões como segurança e resistência a diferentes temperaturas e é capaz de voar mesmo quando há chuva ligeira.

Amazon | Drone MK30 Amazon | Drone MK30

A Amazon recebeu as primeiras aprovações para os drones que vai usar no serviço, por parte da Federal Aviation Administration (FAA), ainda em 2020 e desde então tem vindo a fazer testes com as aeronaves. Faltavam as aprovações finais para que o serviço, originalmente anunciado em 2013 por Jeff Bezos, pudesse ser lançado sem contrapartidas, onde se incluem avaliações de impacto das operações, nomeadamente a nível ambiental.

A Walmart, concorrente da Amazon na área da distribuição, tem também já a funcionar um serviço de entregas com drones, que foi lançado no ano passado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.