Anualmente, o spam provoca prejuízos anuais da ordem dos 11,9 mil milhões de dólares entre as empresas: 8,9 mil milhões entre aos negócios norte-americanos, 2,5 mil milhões nas empresas europeias e mais 500 milhões de dólares aos fornecedores de serviços dos dois continentes, segundo estimativas recentes da Ferris Research.
Os analistas da Ferris Research salientam que enquanto a maioria das mensagens de correio electrónico não solicitadas são apagadas no primeiro segundo, ocasionalmente alguém é tentado a clicar na mensagem. Imaginando que são necessários 4,4 segundos em média para ver uma mensagem, a acção provoca um prejuízo de quatro mil milhões de dólares em perda de produtividade para os negócios norte-americanos, todos os anos.
Outros 3,7 mil milhões relacionam-se com a aquisição de servidores de maior capacidade e mais largura de banda. O resto do montante é gasto com a assistência aos funcionários incomodados pelo fenómeno.
De acordo com a Ferris Research, os prejuízos na Europa são menores porque o spam ainda não é um fenómeno tão acentuado. Mas, as previsões apontam para que no futuro tenham de ser contabilizados os custos do spam wireless, um problema com tendência a crescer no Velho Continente, onde as mensagens de texto entre telemóveis são bastante populares.
Notícias Relacionadas:
2002-12-12 - Estudo contesta mito de "excesso de email"
2002-10-18 - Spam continua a aumentar
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Rumores sobre robot da Apple ganham nova dimensão. Será este o seu próximo ajudante doméstico? -
App do dia
LOK Digital tem quebra-cabeças com palavras misteriosas que vão desafiar a sua mente -
Site do dia
Quem quer ser um Eco-Embaixador e criar um ambiente livre de químicos perigosos? -
How to TEK
Como repor os valores de fábrica de um smartphone?
Comentários