Com mais de 71 mil participantes, a edição de 2022 do Web Summit parece estar mais “renhida” no que nunca para os empreendedores que procuram o investimento necessário para fazerem as suas empresas crescer, mas também novas oportunidades para encontrarem talento. No “mar” de 8.478 metros quadrados que compõe o espaço total de exposição, ao longo de cinco pavilhões, o que é que as empresas estão a fazer para se destacarem?

Das grandes marcas já mais estabelecidas e “repetentes” do Web Summit às empresas que marcam presença pela primeira vez na cimeira de empreendedorismo e tecnologia, as estratégias: entre stands de grandes dimensões e com múltiplas atividades interativas para os participantes; jogos e desafios com direito a prémios, incluindo NFTs; e muitos brindes à mistura.

Clique nas imagens para ver alguns dos stands que querem chamar a atenção no Web Summit 2022

Chamar a atenção de potenciais investidores torna-se uma tarefa complicada quando se é colocado ao lado de uma empresa mais conhecida. No primeiro dos pavilhões do Web Summit, a Redberry, uma agência digital vinda da Georgia, ficou nas proximidades do “concorrido” stand da Binance, mas encontrou uma forma de fazer os participantes parar: convidá-los para um breve jogo.

Web Summit 2022 | Stand da Redberry
Web Summit 2022 | Stand da Redberry

Ao SAPO TEK, representantes da Redberry, que está pela primeira vez no Web Summit, contam que embora não seja fácil atrair potenciais investidores para o stand, a estratégia com o jogo parece estar a surtir algum efeito, servindo como uma espécie de “quebra-gelo” entre a agência e participantes.

A SoftServe, especializada na prestação de serviços na área de Data Science & Analytics, já tinha vindo à cimeira na edição do ano passado, mas, este ano, conta com um stand para si própria e apostou num espaço aberto a várias atividades, com desafios que demonstram as capacidades das suas soluções, apresentações e até um “oráculo” do futuro.

Tanto a Siemens como a Maersk estão no Web Summit com expositores que se destacam pelas suas grandes dimensões. Embora tenham estratégias diferentes para captar a atenção de quem passa pelos seus stands, as duas pretendem demonstrar o seu lado mais tecnológico aos participantes e captar mais talentos, como explicaram respresentantes de ambas empresas ao SAPO TEK.

Siemens acelera digitalização com Xcelerator. Os Digital Twins são os blocos base da transformação que também já espreita o Metaverso
Siemens acelera digitalização com Xcelerator. Os Digital Twins são os blocos base da transformação que também já espreita o Metaverso
Ver artigo

No caso da empresa alemã, que assinalou recentemente 175 anos, o stand fica marcado por espaços dedicados a demonstrações das possibilidades do metaverso industrial, com headsets VR que os participantes podem utilizar, para o diálogo com investidores e até uma zona onde é possível aventurar-se a tirar “selfies rotativas” e participar num desafio onde o prémio é um NFT de edição limitada.

No stand da Maersk há um imponente cubo azul, um espaço para conversas entre executivos e investidores, mas também para a produção de conteúdo, que conta com um “easter egg” no tecto: nada mais, nada menos, do que uma representação de como funciona a cadeia de distribuição. A empresa dinamarquesa também aderiu à tendência dos desafios e, quem participa, tem a possibilidade de ganhar um kit de Lego temático.

Este ano, a Indeed foi uma das empresas que apostou em grande na dinâmica dos jogos para cativar quem passava pelo seu stand, com atividades centradas maioritariamente nas opiniões dos participantes relativamente ao bem-estar no trabalho, incluindo vários brindes grátis.

Paddy Cosgrave: “Só porque tem um bilhete para o Web Summit não quer dizer que vai ser o próximo Mark Zuckerberg”
Paddy Cosgrave: “Só porque tem um bilhete para o Web Summit não quer dizer que vai ser o próximo Mark Zuckerberg”
Ver artigo

Por outro lado, a SAP decidiu abrir o apetite dos participantes mais curiosos com gomas, se bem que existissem mais interessados nas guloseimas do que propriamente em conversas empreendedoras, como contou um dos representantes da marca.

Se para as empresas expositoras nem sempre é fácil ter a atenção do público, para as startups têm de se esforçar ainda mais para se destacarem. Tal como contou Paddy Cosgrave ao SAPO TEK, “só porque tem um bilhete para o Web Summit não quer dizer que vai ser o próximo Mark Zuckerberg”.

O SAPO TEK está a acompanhar toda a edição do Web Summit em direto até dia 4 de novembro. Siga todas as notícias aqui, seguindo também a transmissão em direto no palco principal.

Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit