A liderança é um dos principais factores que impactam o sucesso e competitividade de uma empresa, mas não é o único “deal breaker”. As preocupações com o meio ambiente são cada vez mais relevantes para as organizações e, como realça Sofia Tenreiro, partner da Deloitte, “a sustentabilidade não pode existir sem tecnologia”.

Em entrevista ao SAPO TEK, durante o Portugal Digital Summit, Sofia Tenreiro detalha que a sustentabilidade não passa apenas por cumprir um determinado conjunto de regras ou medidas, aliás “esse é o nível mais básico de maturidade” nesta área.

Veja a entrevista a Sofia Tenreiro

Sem tecnologia a suportar os esforços em prol da sustentabilidade é muito mais difícil ter uma visão concreta das emissões de carbono, medir a evolução em tempo real de indicadores deste tipo ou compreender o progresso feito através das iniciativas, defende a partner da Deloitte.

É por esse motivo que Sofia Tenreiro acredita nos conceitos de  “IT for green”, mas também de “green IT”. É necessário “perceber como é que o nosso IT é cada vez mais sustentável, mas também como é que podemos colocar a tecnologia ao serviço da sustentabilidade”.

O que torna uma empresa relevante e competitiva? A liderança. O resto muda-se
O que torna uma empresa relevante e competitiva? A liderança. O resto muda-se
Ver artigo

A par da liderança, a tecnologia afirma-se como outro dos grandes deal breakers para as empresas. Estes dois campos têm de ser conjugados sabiamente, pois quanto mais tecnológico o panorama, “mais humanos temos de ser”, enfatiza.

“A tecnologia, em si, não é um fim. Está ao serviço de um propósito da empresa. Mas se a empresa não tiver uma cultura de inovação, de curiosidade e de, no fundo, estar constantemente a adaptar, a verdade é que vai depois estagnar”, afirma Sofia Tenreiro.

Clique para ver imagens dos momentos principais do Portugal Digital Summit’23, registados pela equipa do SAPO TEK

O SAPO TEK vai acompanhar os dois dias do Portugal Digital Summit’23, a partir da Exponor.

Pode ver todas as notícias aqui e assistir à transmissão em direto do evento.