Cerca de 76% dos portugueses continuam a guardar os telemóveis e smartphones antigos, segundo dados de um estudo promovido pela Swappie. Tomando a conclusão por referência, a marca de compra e venda de iPhones recondicionados aproveita a altura das “limpezas de Primavera”, para apelar a hábitos mais sustentáveis.

A ONU estima que até 2030 existam 75 milhões de toneladas de lixo eletrónico em todo o mundo. Reverter este cenário implica transformar hábitos que privilegiem tanto um consumo mais sustentável, como também práticas de reciclagem adequadas, sublinha a empresa.

“É essencial repensarmos o modo como estamos a consumir - e a descartar - a nossa tecnologia, podendo a partir daí encontrar soluções que respondam ao que se procura mas sem comprometer o ambiente”, defende Luísa Vasconcelos e Sousa, Country Manager da Swappie, citada em comunicado.

Para promover hábitos mais sustentáveis na relação com os aparelhos tecnológicos, em particular com os telemóveis e smartphones, e valorizar a economia circular neste processo, a Swappie destaca três dicas essenciais a ter em conta nestas limpezas tecnológicas de Primavera:

1 | Vender ou reciclar o que já não se usa
Além de ser uma boa prática para reduzir a acumulação de tecnologia (e ganhar dinheiro extra), vender os telemóveis que não se usam permite dar-lhes uma nova vida. Deste modo, é possível aproveitar alguns dos componentes ainda em bom estado para integrar em dispositivos recondicionados ou até recondicionar o próprio aparelho, prolongando o seu ciclo de vida e impactando a circularidade da economia.

Mercado dos smartphones recondicionados continua a crescer. De que forma estão as empresas a adaptar-se?
Mercado dos smartphones recondicionados continua a crescer. De que forma estão as empresas a adaptar-se?
Ver artigo

Também de forma a reduzir a poluição do meio ambiente, é importante não descartar o lixo eletrónico no caixote comum. Para isso, existem pontos de recolha e contentores próprios para entregar estes dispositivos, que são depois encaminhados para uma correta reciclagem e reutilização, de forma não só a valorizar o seu ciclo de vida como a garantir que o terminam sem impacto na natureza.

2 | Fazer pequenas reparações
A substituição por um novo smartphone surge como solução imediata quando o dispositivo antigo sofre um problema, mas nem sempre a compra é necessária e contribui, por isso, para acumular lixo eletrónico.

Desta forma, quando um telemóvel o é afetado por algum dano, é importante avaliar a sua extensão e impacto na usabilidade do mesmo para poder determinar a viabilidade de fazer alguma reparação e, assim, solucionar o problema sem ter de optar por um novo.

3 | Optar por aparelhos recondicionados
Esta é uma das formas mais sustentáveis de comprar um smartphone, apresentando menos 76% de emissões de CO2 face a um novo aparelho. Os telemóveis recondicionados são aparelhos recuperados que voltam a estar disponíveis para utilização, através do recondicionamento dos seus componentes de hardware e software, prolongando a sua vida útil.

Além disso, pelo facto de terem um preço mais reduzido, os telemóveis recondicionados são uma opção mais acessível para ter um novo aparelho, sem impactar o ambiente e contribuindo para gerar valor na economia circular.

É um facto que o mercado dos smartphones recondicionados continua a crescer. Com a Apple na liderança, os smartphones recondicionados aumentaram 11,5% no ano passado, representando a venda de mais de 282 milhões de unidades, segundo números apurados pela IDC.

Veja na galeria algumas lojas onde pode comprar smartphones recondicionados

Recentemente o SAPO TEK procurou fazer um ponto de situação para o mercado português e falou com a IDC, com as principais empresas vendedoras de recondicionados e com o comparador de preços KuantoKusta.

Na altura a Swappie explicou que o seu processo de recondicionamento passa por 52 passos exigentes, onde são testadas as peças e funcionalidades dos smartphones de forma exaustiva. A bateria verificada e limpeza geral do equipamento, assim como reparações externas, verificáveis a “olho nu”, como o ecrã, moldura, botões e câmara. Mas são as verificações do hardware a parte mais extensão do processo, incluindo o microfone ou sensibilidade do ecrã. Se bateria tiver uma capacidade inferior a 80% é trocada por uma nova.