A Tesla afirmou este domingo que está em conversações com a câmara de Xangai para fixar uma fábrica automóvel naquela região. A empresa adiantou que tem esperança de conseguir um acordo ainda antes do ano do final do ano, mas recusou comentar uma notícia publicada pelo The Wall Street Journal, que dava conta de que ambas as partes já teriam fechado negócio.

Imagens de drone mostram como a Gigafactory da Tesla é mesmo grande
Imagens de drone mostram como a Gigafactory da Tesla é mesmo grande
Ver artigo

Recorde-se que apesar de proibir a instalação de fábricas automóveis a marcas estrangeiras no país, a China pondera abrir exceções a esta lei. Uma alteração passaria pela viabilização da abertura de infra-estruturas de produção em zonas de comércio livre, de forma a encorajar o fabrico de viaturas elétricas e híbridas, uma vez que o governo tem metas ambiciosas para este segmento da indústria.

A confirmar-se a construção desta fábrica, a Tesla teria ainda de pagar 25% de imposto pelos carros produzidos. O valor é alto, mas o seu impacto pode ser menos substancial se a empresa tiver em conta de que a China não só é o maior mercado automóvel do mundo, como Xangai é uma das cidades onde se vendem mais viaturas de luxo.

No passado, Elon Musk já admitiu que eventualmente seria necessário abrir uma Gigafactory na Europa e outra na Ásia.