Entre julho e setembro, a Tesla vendeu cerca de 24.500 carros, um número que, de acordo com a Bloomberg, superou as previsões dos analistas. Perto de 15 mil foram modelos Model S e 8.700 foram Model X. As ações da Tesla subiram 2,7% depois de comunicado o aumento das vendas.

Numa carta enviada aos funcionários da automobilística no passado dia 29 de agosto, Elon Musk escreveu que o terceiro trimestre era um período crítico para a empresa, e que deveria mostrar que a Tesla é um bom investimento e que é capaz de gerar lucro, contrariando as especulações negativistas que têm sido lançadas sobre a capacidade da fabricante para gerar lucro.

Ele instou os colaboradores a contruírem e a venderem todos os carros possíveis, acrescentando que só assim seria possível “alcançar um bom terceiro trimestre”. Musk refere ainda que no quarto trimestre a empresa terá de obter lucro adicional para poder investir na construção da sua central de produção dos carros Model 3 e da sua fábrica de baterias elétricas, a Gigafactory.

Musk disse também que um bom terceiro trimestre seria como “atirar uma tarte à cara de todos os pessimistas de Wall Street que continuam a insistir que a Tesla estará sempre a perder dinheiro”. Parece que o excêntrico magnata conseguiu o que queria, ao ultrapassar as expectativas dos analistas.

A Tesla já tinha anunciado que planeava chegar à meta dos 50 mil carros vendidos na segunda metade do ano.

Além das vendas, também a produção aumentou. Entre julho e setembro, o número de carros construídos superou em 30% o que se registou no trimestre anterior, fazendo um total de 25.185 veículos, segundo o mesmo site.