Depois de ter anunciado que estava a expandir a capacidade de armazenamento de dados na Europa, o TikTok dá agora a conhecer mais detalhes sobre o Project Clover. A iniciativa, relativa aos dados dos utilizadores no Reino Unido e Espaço Económico Europeu, vai introduzir uma série de novas medidas para reforçar a proteção da informação.

Em comunicado, a empresa afirma que, em linha com a estratégia de segurança de dados implementada nos Estados Unidos, vai introduzir portais de segurança que determinam o acesso dos colaboradores à informação destes utilizadores, assim como as transferências de dados de quem usa a rede social na Europa.

“Qualquer acesso aos dados não só cumprirá as leis de proteção de dados relevantes, como também terá de passar primeiro pelos referidos portais de segurança e verificações adicionais”, realça a tecnológica.

O TikTok anuncia também que selecionou um terceiro parceiro europeu para a segurança de dados, que será responsável por supervisionar e auditar os controlos de proteção de informação, além de monitorizar os fluxos de dados, providenciar uma verificação independente e comunicar incidentes.

TikTok expande capacidade de armazenamento de dados na Europa
TikTok expande capacidade de armazenamento de dados na Europa
Ver artigo

A plataforma compromete-se a trabalhar com entidades terceiras para incorporar tecnologia que ajude a melhorar a sua abordagem de privacidade, incluindo “pseudonimização de dados pessoais, agregação de dados e um sistema conhecido como privacidade diferencial”.

A empresa já conta com um centro de dados em Dublin e, agora, vai abrir um novo na cidade irlandesa, assim como um em Hamar, na Noruega. Segundo a tecnológica, o centro de dados na cidade norueguesa “será gerido a 100% com energia renovável”.

Os dados dos utilizadores europeus já começaram a ser armazenados na Irlanda e o TikTok pretende continuar este trabalho ao longo de 2023 e 2024. “Uma vez concluídos, os três centros de dados serão os locais padrão de armazenamento dos dados dos utilizadores europeus do TikTok, com um investimento total anual de 1,2 mil milhões de euros”, afirma a empresa.

A implementação das medidas do Project Clover vai também continuar em 2023 e até 2024. "O Projecto Clover reforça o nosso compromisso de longa data com a segurança dos dados na Europa, e irá garantir a proteção e segurança de dados líder na indústria da nossa comunidade europeia, que conta com 150 milhões de habitantes”, reforça Theo Bertram, VP de Política Pública e Relações Governamentais do TikTok.

Congresso dos EUA discute proposta de lei que dá poderes ao Governo para banir TikTok
Congresso dos EUA discute proposta de lei que dá poderes ao Governo para banir TikTok
Ver artigo

Recorde-se que, ao longo dos últimos meses, o TikTok tem estado "sob fogo", tanto nos Estados Unidos como na Europa. Em fevereiro, a Comissão Europeia proibiu a aplicação nos smartphones dos funcionários. A decisão foi também aplicada pelo Conselho da União Europeia e, mais recentemente, pelo Parlamento Europeu, pelo Comité das Regiões e pelo Conselho Económico Social.

Já nos Estados Unidos, o Congresso do país está discutir uma proposta de lei que poderá dar ao Governo de Joe Biden o poder para banir TikTok. Caso seja aprovada, a RESTRICT ((Restricting the Emergence of Security Threats that Risk Information and Communications Technology) Act, todas as tecnologias desenvolvidas fora dos Estados Unidos e que representem um perigo para o país podem ser banidas.