A Uber comunicou hoje que a partir de 16 de julho só vai aceitar apenas a entrada de veículos elétricos na plataforma. A regra é aplicável a novos veículos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, distritos de Braga e de Faro relativamente ao principal serviço UberX, bem como ao Comfort.

A plataforma esclarece que "os parceiros vão poder continuar a adicionar veículos não elétricos no caso de substituição de um veículo já registado na plataforma ou para os serviços Uber Black ou UberXL".

“Queremos continuar a contribuir para o desenvolvimento e adopção da mobilidade elétrica em Portugal, como temos feito desde que aqui lançámos o primeiro produto 100% eléctrico da Uber, em estreia mundial, em 2016", afirma Manuel Pina, Diretor Geral da Uber em Portugal, em comunicado .

Uber manda 20.000 bicicletas e trotinetas elétricas para a sucata e gera polémica nas redes sociais
Uber manda 20.000 bicicletas e trotinetas elétricas para a sucata e gera polémica nas redes sociais
Ver artigo

A empresa reconhece que a electrificação do sector dos transportes tem ainda obstáculos estruturais pela frente como o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento, ou a oferta acessível de veículos eléctricos, pelo que esta transição terá sempre de ser gradual. Mesmo assim a Uber espera que iniciativas como esta possam ajudar a mobilizar parceiros privados e autoridades públicas e que este esforço, que tem de ser conjunto, possa fazer a diferença. "Queremos estar neste novo normal com condições melhores do que quando entrámos e a mobilidade eléctrica é um dos pilares dessa estratégia.”, refere.

Recorde-se que a Uber lançou em 2016 a Uber Green, a primeira primeira opção de viagem on-demand 100% elétrica. A empresa estima que os veículos eléctricos disponíveis na aplicação já poupam 40 toneladas de emissões CO2 semanalmente, 2080 toneladas anualmente.

Em setembro de 2019, a Uber anunciou a parceria com a PowerDot, na qual os motoristas da Uber têm acesso exclusivo aos hubs de carregamento elétrico a preços competitivos. Durante o mês de julho a PowerDot vai expandir a sua rede de hubs de energia com 2 novos lançamentos em parceria com a Uber: 1 em Lisboa (Entrecampos) e 1 no Porto (Bessa), perfazendo um total de 6 hubs de energia em todo o país, com 14 pontos de carregamento que vão permitir mais de 1000 carregamentos diários dos motoristas parceiros da Uber.