Em março, durante a apresentação de novos smartphones e produtos, a Xiaomi confirmou a entrada no negócio de automóveis elétricos, referindo que tinha 10 mil milhões de dólares para investir na próxima década. A empresa chinesa continua a demonstrar maiores ambições de expansão e revelou que vai adquirir a startup DeepMotion, ligada à tecnologia da condução autónoma. O negócio foi avaliado em 77,4 milhões de dólares.

Segundo a Bloomberg, a empresa revelou a sua aquisição depois dos excelentes resultados financeiros do último trimestre ultrapassarem as suas expetativas, debatendo-se lado-a-lado com a Samsung entre as que mais venderam smartphones.

O projeto dos automóveis será liderado pelo próprio cofundador da empresa e CEO, Lei Jun, que referiu ter investido em 10 empresas de veículos elétricos, incluindo a Tesla. Mas desde janeiro de 2021 que começou a investigar as suas próprias soluções, incluindo a construção do seu modelo original. Para Lei Jun, construir um smartphone ou um veículo elétrico não seria muito diferente, visto que existem muitas ligações tecnológicas entre ambas.

Lei Jun afirmou que a empresa tem neste momento uma base financeira suficiente para financiar a construção de um automóvel, que por norma requer anos de investimento em investigação e desenvolvimento antes do primeiro veículo começar a circular.

A DeepMotion vai contribuir com o seu software de assistente ao condutor, uma startup com quatro anos de experiência. A aquisição acaba por ser um atalho para um sistema que poderia demorar alguns anos a desenvolver. E essa tecnologia abre o acesso ao desenvolvimento de condução autónoma de nível 4, ou seja, de total autonomia. O próprio presidente da empresa, Wang Xiang, admitiu a aquisição estratégica como forma de encurtar o tempo de colocar o seu produto no mercado. “Queremos acelerar o nosso departamento de Investigação e Desenvolvimento relacionado com a condução autónoma”.

Foram também contratados recentemente 500 engenheiros para trambalhar no projeto, além de estar em conversações com outras fabricantes de automóveis e autoridades locais para fechar parcerias.