A Anacom revelou os números referentes ao terceiro trimestre do ano relativos à análise das assinaturas dos pacotes de serviços de telecomunicações, à semelhança do que fez para a TV por subscrição. Neste trimestre, o regulador salienta que o número de subscritores de pacotes foi de 4,4 milhões, um crescimento de 150 mil novos assinantes, correspondendo a um aumento de 3,6% face ao período homólogo de 2020. O maior crescimento verifica-se nas ofertas 4/5P com mais 113 mil assinantes e as de 3P onde se registaram mais 41 mil utilizadores.

É ainda destacado que as ofertas de 4/5P foram as mais utilizadas, listando 2,2 milhões de subscritores, perfazendo um total de 51% do total de assinantes dos pacotes. As ofertas 3P contam com 1,7 milhões de subscritores, que corresponde a 39,4%. No entanto, em termos de crescimento, os 5,3% das ofertas 4/5P foi o mais baixo de sempre, desde que surgiram estes pacotes.

Veja na galeria os gráficos relativos aos pacotes de comunicação partilhados pela Anacom:

O regulador também dá nota das ofertas isoladas, as chamadas single play, que são os serviços vendidos foram dos pacotes, que representam 72,3% dos acessos móveis e 15,8% dos acessos fixos. A Anacom diz que no total dos acessos fixos e móveis, a maioria (56,2%) era constituída por acessos móveis Single Play, seguindo-se os acessos móveis inseridos nos pacotes (21,5%), os acessos fixos em pacote (18,8%) e por fim, os acessos fixos em single play a representarem apenas 3,5%.

Receitas de 1.336 milhões de euros: maioria dos pacotes 4/5P

Olhando para as receitas dos serviços em pacote, entre janeiro e setembro de 2021, as receitas foram de 1.336 milhões de euros, num aumento de 3,3% face ao mesmo período do ano passado. Desse valor, as receitas 4/5P representaram 63,2% do total. Cada subscritor pagou em média 34,51 euros pelo seu pacote (sem IVA), uma redução de 0,7% face ao período homólogo anterior. Já no caso dos pacotes 4/5P, a média mensal de gasto foi de 43,11 euros e de 3P foi de 27,59 euros. O primeiro caso desceu 1,9% e o segundo aumento 1%.

A MEO é o operador com a maior quota de subscritores destes serviços de pacote, com 40,8%, seguindo-se a NOS com 36%, a Vodafone com 19,8% e a NOWO com 3,3%. Houve um aumento de quota da Vodafone e MEO (0,8% e 0,3%), enquanto a NOS e a NOWO perderam (0.7% e 0,3%), respetivamente.

Nas receitas, a MEO obteve a maior quota nos serviços em pacote em 41,2%, seguindo-se a NOS com 39,9%, a Vodafone com 16,8% e a NOWO com 2%. A Vodafone a MEO aumentaram a sua quota de receitas, em 1,2% e 0,5% respetivamente, e a NOS e NOWO reduziram em 1,2% e 0,4%.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.