A ANACOM aprovou ontem um projeto de decisão sobre a designação da faixa dos 700 MHz para serviços de comunicações eletrónicas, a limitação do número de direitos de utilização de frequências a atribuir nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz e a definição do respetivo procedimento de atribuição, a serem atribuídos através de leilão.

A medida vai ao encontro da estratégia da União Europeia para o Mercado Único Digital, que recomendou uma introdução coordenada a nível da UE a fim de fomentar o investimento nas redes de banda larga "de elevado débito e de facilitar a proliferação de serviços digitais avançados, destacando nomeadamente a necessidade de garantir a oferta de serviços de banda larga em zonas rurais",

Tendo presente o quadro regulatório nacional e europeu, bem como as posições manifestadas na consulta pública que promoveu em 2018, a ANACOM disponibilizou, de acordo com os princípios da neutralidade tecnológica e de serviços, o espectro listado na tabela em baixo.

tek ANACOM

A reguladora afirma que a atribuição do direito de utilização das frequências será sujeita a leilão, "por se tratar de um processo potencialmente mais transparente e objetivo para todos os interessados e menos intrusivo nos planos de negócio dessas entidades, pois permite a cada uma, em termos de espectro, poder adquirir a quantidade de espectro que necessite". Desta forma, pretende-se viabilizar o surgimento de operações com diferentes dimensões, com uma utilização eficiente do espectro e diminuir as atribuições inconsequentes deste recurso.

Calendário do 5G gera controvérsia e agora Governo pode adiar plano estratégico. O que está em causa?
Calendário do 5G gera controvérsia e agora Governo pode adiar plano estratégico. O que está em causa?
Ver artigo

A ANACOM refere que o leilão proposto e a realizar em Portugal terá a grande vantagem de permitir contemplar, de forma muito abrangente e em maior escala do que tem sido possível noutros países da UE, duas faixas que são consideradas pioneiras para 5G: a faixa dos 700 MHz, adequada para assegurar a transição para a próxima geração de redes móveis e a cobertura em diferentes áreas e a faixa dos 3,6 GHz (3,4 3,8 GHz), apta para a disponibilização de capacidade necessária para serviços suportados nos sistemas 5G.

A reguladora traçou um roadmap para a atribuição das licenças necessárias para o 5G  (700 MHz e 3.6 GHz) e outras (900 MHz, 1800 MHz, 2.1 GHz e 2.6 GHZ) como pode ver no diagrama em baixo.

tek 5G

Mudanças para a Dense Air

Foi ainda aprovado um projeto de decisão sobre a alteração do Direito de Utilização de Frequências (DUF)  atualmente detido pela Dense Air na faixa dos 3,4-3,8 GHz, que conduz a uma reconfiguração e relocalização do espectro detido pela empresa. Esta alteração, como foi reconhecido pela própria empresa, não inviabiliza a sua operação comercial, esperando-se que contribua para a eficiência espectral global do mercado nacional 5G e seja igualmente benéfica para os consumidores portugueses, cuja experiência se espera seja melhorada.

A ANACOM explica que por outro lado, a desfragmentação da faixa, através da reconfiguração do tamanho dos blocos (por exemplo o espectro que detém em Lisboa é reduzido de 168 MHz para 100 MHz) e da relocalização do DUF da Dense Air para o extremo inferior da faixa, permitirá uma utilização mais eficiente do espectro, em benefício de todas as entidades que, entretanto, possam vir a aceder a esta faixa. A possibilidade de deterem blocos contíguos de espectro permitirá às empresas diminuir custos, por exemplo associados ao equipamento necessário para o desenvolvimento das suas redes, o que lhes permitirá potenciar os seus investimentos com impacto na inovação dos seus serviços, em benefício dos utilizadores finais.

Dense Air apresenta estratégia de desenvolvimento da rede 5G em Portugal
Dense Air apresenta estratégia de desenvolvimento da rede 5G em Portugal
Ver artigo

Tratando-se de uma faixa que é considerada prioritária para a implementação de serviços e aplicações 5G, a ANACOM entende que se justifica disponibilizar ao mercado a totalidade dos 400 MHz existentes na faixa dos 3,4-3,8 GHz, pelo que o direito de utilização de frequências detido pela Dense Air deverá cessar os seus efeitos na data do termo da sua validade, ou seja, 5 de agosto de 2025. Data que a Dense Air já tinha confirmado ao SAPO TEK, mas que contava renovar-se dentro da normalidade de prolongamento do licenciamento.

A ANACOM alerta que "a ponderação de uma eventual revogação antecipada do DUF da Dense Air afigura-se desproporcionada nesta fase, tendo presente que podem ser equacionados outros mecanismos/opções com vista a assegurar condições de concorrência equitativas no mercado e que menos afetem a posição subjetiva da empresa, como se entende ser o caso da presente decisão de disponibilizar a totalidade dos 400 MHz existentes na faixa dos 3,4-3,8 GHz no futuro procedimento de atribuição de DUF". A reguladora afirma que com este projeto de decisão, pretende-se proporcionar ao mercado, incluindo à própria Dense Air, uma maior previsibilidade regulatória quanto à utilização do espectro na faixa dos 3,4-3,8 GHz.

Este sentido provável de decisão é submetido ao procedimento geral de consulta pública e à audiência prévia da Dense Air por um prazo de 20 dias úteis.

A reguladora decidiu ainda revogar o respetivo direito de utilização do DUF detido pela MEO na exploração do sistema FWA (acesso fixo via rádio), considerando o pedido da operadora em descontinuar a operação, a partir de julho de 2019, por já não ter clientes no sistema. Sobre o pedido da NOS para a atribuição das faixas de 900 MHz e 2100 MHz, o primeiro espectro foi autorizado, mas não de forma direta e imediata como era pretendido, pois terá de ir a leilão. A reguladora indeferiu o pedido para o segundo, já que a empresa o devolveu em 2012. A ANACOM entende que não assiste à NOS qualquer direito da sua "restituição". Nesse sentido, essa faixa estará também incluída no leilão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.