A Anacom já tinha avaliado a qualidade dos serviços das redes móveis no Alentejo, na zona Norte e na área metropolitana de Lisboa e Algarve, e revelou agora o estudo que avalia o desempenho dos serviços móveis de voz e dados e a cobertura dos operadores para a região Centro, abrangendo 100 municípios e uma área de 28 mil quilómetros quadrados com mais de 2,2 milhões de habitantes.

Nos dados partilhados pelo regulador do mercado a avaliação mostra as diferenças entre as zonas rurais e cidades, mas também discrepâncias na velocidade e cobertura das várias redes entre os três operadores móveis.

"Os sistemas de comunicações móveis dos operadores analisados apresentam, em média, boa cobertura rádio GSM e adequada cobertura rádio UMTS e LTE, embora se observem desempenhos diferenciados entre as tipologias de áreas urbanas, com piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais, e entre os operadores, com a Vodafone, que regista o melhor desempenho na maioria dos indicadores analisados no estudo, a ter um pior desempenho em GSM, enquanto a MEO e a NOS apresentam piores desempenhos em UMTS e em LTE".

A equipa da Anacom realizou os testes no início de dezembro e avaliou a cobertura da rede SGM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) da MEO, NOS e Vodafone e não há só boas notícias em relação aos resultados.

O serviço de voz tem um "bom desempenho global", embora a Anacom destaque algumas diferenças entre os operadores e as tipologias de áreas urbanas. "Destaca-se a fraca capacidade de estabelecimento de chamadas registada pela NOS e a degradação significativa do desempenho deste serviço nas áreas predominantemente rurais, nomeadamente no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas", refere o estudo.

As maiores dificuldades estão porém no serviço de dados, onde a transferência de ficheiros tem um bom desempenho mas em que "a velocidade de transferência de dados, em download e em upload, apresentam uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais".

A Anacom indica que "a NOS, em download, e a MEO e a NOS, em upload, registam as piores velocidades de transferência de dados" neste teste, mas sublinha ainda que "este indicador apresenta variabilidade muito elevada, observando-se valores máximos de cerca de 232 Mbps e 61 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos de 0,012 Mbps, tanto em download como em upload, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas".

Já nos serviços de navegação na Internet e YouTube video streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando‑se também algumas diferenças entre os operadores e, de forma mais acentuada, entre as tipologias de áreas urbanas. Neste capítulo os piores desempenhos voltam a registar-se em áreas predominantemente rurais.

Recorde-se que alguns autarcas da zona Centro têm dado voz a queixas sobre a falta de qualidade e cobertura das redes móveis na zona, numa altura em que muitos profissionais estão em teletrabalho e que as crianças e jovens estão a ter aulas através de plataformas online, o que torna ainda mais crítica a utilização eficiente destas redes.

Nota da redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 15h16

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.