A Anacom disponibilizou o seu relatório semanal relativamente à evolução do tráfego de comunicações eletrónicas, no período de 5 a 11 de julho. Baseado em dados provisórios das principais operadoras de telecomunicações, registou-se uma diminuição de 1% no tráfego de voz e dados, ao passo que a Internet móvel cresceu 5%, naquele que é um novo máximo, diz o regulador. No geral, o tráfego de dados manteve-se face à semana anterior.

Na análise do regulador, este tipo de tráfego foi 73% superior ao que foi contabilizado no mesmo período anterior à pandemia, embora 15% inferior ao verificado na semana de 7 de fevereiro de 2021, coincidente com o segundo confinamento obrigatório e fecho das escolas, altura em que registou o seu máximo histórico.

Como referido, o tráfego de voz diminuiu 1% face à semana anterior, mas 16% acima do período pré-COVID-19 e 19% abaixo do valor registado na segunda semana da pandemia, naquele que foi o período do seu máximo.

Concretamente ao tráfego de voz fixa, durante o Estado de Emergência iniciada a 19 de março de 2020, houve um crescimento, em média, de 70% acima da tendência de crescimento do período anterior à pandemia, ao passo que a voz móvel cresceu 43%. “Após esse período, o crescimento atribuível às medidas excecionais e extraordinárias foi entre 61% e 62%, no caso do tráfego de voz fixa, e entre 41% e 47% no caso da voz móvel”, completa o regulador.

Em análise geral, foi reforçado que o tráfego de dados fixos é o que mais tem crescido durante a entrada em vigor das medidas de combate à pandemia. Desde março de 2020 que o tráfego de dados fixos cresceu 69% acima da tendência esperada anterior à pandemia. Nas medidas seguintes, cresceu entre 37% e 43%, relativo a setembro e outubro de 2020, com incrementos semanais de mais 1,6%.

A época de verão regista-se historicamente um aumento no tráfego de dados móveis. Desde o levantamento gradual das medidas restritivas, registou-se um aumento, tendo atingido um máximo histórico na semana de 13 de junho, devido ao feriado em dia útil. Os dados completos podem ser consultados no relatório disponibilizado pela Anacom.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.