A Anacom disponibilizou o seu relatório semanal relativamente à evolução do tráfego de comunicações eletrónicas, no período de 5 a 11 de julho. Baseado em dados provisórios das principais operadoras de telecomunicações, registou-se uma diminuição de 1% no tráfego de voz e dados, ao passo que a Internet móvel cresceu 5%, naquele que é um novo máximo, diz o regulador. No geral, o tráfego de dados manteve-se face à semana anterior.

Na análise do regulador, este tipo de tráfego foi 73% superior ao que foi contabilizado no mesmo período anterior à pandemia, embora 15% inferior ao verificado na semana de 7 de fevereiro de 2021, coincidente com o segundo confinamento obrigatório e fecho das escolas, altura em que registou o seu máximo histórico.

Como referido, o tráfego de voz diminuiu 1% face à semana anterior, mas 16% acima do período pré-COVID-19 e 19% abaixo do valor registado na segunda semana da pandemia, naquele que foi o período do seu máximo.

Concretamente ao tráfego de voz fixa, durante o Estado de Emergência iniciada a 19 de março de 2020, houve um crescimento, em média, de 70% acima da tendência de crescimento do período anterior à pandemia, ao passo que a voz móvel cresceu 43%. “Após esse período, o crescimento atribuível às medidas excecionais e extraordinárias foi entre 61% e 62%, no caso do tráfego de voz fixa, e entre 41% e 47% no caso da voz móvel”, completa o regulador.

Em análise geral, foi reforçado que o tráfego de dados fixos é o que mais tem crescido durante a entrada em vigor das medidas de combate à pandemia. Desde março de 2020 que o tráfego de dados fixos cresceu 69% acima da tendência esperada anterior à pandemia. Nas medidas seguintes, cresceu entre 37% e 43%, relativo a setembro e outubro de 2020, com incrementos semanais de mais 1,6%.

A época de verão regista-se historicamente um aumento no tráfego de dados móveis. Desde o levantamento gradual das medidas restritivas, registou-se um aumento, tendo atingido um máximo histórico na semana de 13 de junho, devido ao feriado em dia útil. Os dados completos podem ser consultados no relatório disponibilizado pela Anacom.