De acordo com a Federal Communications Commission (FCC), o regulador das comunicações nos Estados Unidos, serão necessários mais 3 mil milhões de dólares para remover tecnologia da Huawei e ZTE das infraestruturas do país.

Numa carta enviada à senadora Maria Cantwell, responsável pelo Comité do Comércio, Ciência e Transportes, Jessica Rosenworcel, presidente da FCC, detalha que o custo total da remoção das tecnológicas chinesas das infraestruturas de telecomunicações norte-americanas passa agora para os 4,98 mil milhões de dólares, avança a Reuters.

Recorde-se que, em 2019, o Congresso dos Estados Unidos encarregou a FCC de apelar às operadoras de telecomunicações norte-americanas que recebem subsídios federais para removerem e substituírem as tecnologias das tecnológicas chinesas, declaradas pelo regulador como ameaças à segurança nacional.

FCC declara oficialmente que Huawei e ZTE são ameaças à segurança nacional dos Estados Unidos
FCC declara oficialmente que Huawei e ZTE são ameaças à segurança nacional dos Estados Unidos
Ver artigo

A operadoras foram também impedidas de recorrer ao fundo de 8,3 mil milhões de dólares do Universal Service Fund (USF) para comprar equipamento da Huawei e da ZTE.

No entanto, o Congresso dos Estados Unidos alocou apenas 1,9 mil milhões de dólares para a remoção das tecnologias das empresas visadas. Segundo Rosenworcel, esta situação significa que as operadoras serão reembolsadas por apenas 40% dos custos da remoção.

De acordo com os primeiros cálculos realizados, a medida custaria um pouco menos de dois mil milhões de dólares, no entanto, os números finais eram bem maiores. Ainda em fevereiro deste ano tinham sido recebidas 181 candidaturas ao programa de apoio financeiro ao processo de remoção e substituição, com a soma dos pedidos de a rondar os 5,6 mil milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.