Os serviços da Optus, a segunda maior operadora de telecomunicações na Austrália, registaram um “apagão” que deixou mais de 10 milhões de pessoas sem acesso à Internet e a serviços telefónicos.

De acordo com informação avançada pela Reuters, as falhas começaram a ser sentidas no país a partir das 17h00 (hora de Lisboa) desta terça-feira. Os clientes Optus, que perfazem cerca de 40% da população australiana, não conseguiram usar os serviços da operadora durante grande parte do dia.

As falhas nos serviços de telecomunicações causaram o caos um pouco pelo país, com atrasos nos transportes, além de disrupções em uma variedade de negócios e serviços essenciais: de linhas telefónicas em hospitais a sistemas de pagamentos.

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As comunicações para serviços de emergência também foram afetadas e, como indica a BBC, as falhas chegaram a afetar outras operadoras australianas que recorrem aos serviços da Optus.

Após 12 horas de disrupções, os serviços de telecomunicações começaram a retornar à normalidade. Em declarações à australiana ABC News, Kelly Bayer Rosmarin, CEO da operadora, afirmou que as equipas da operadora estavam a investigar o sucedido.

Embora não tenha sido apontada uma causa específica, para lá de problemas técnicos de rede, Kelly Bayer Rosmarin descartou a hipótese de um ciberataque.

Em setembro de 2022, a Optus foi alvo de um dos maiores ataques informáticos registados no país. O caso levou à introdução de leis que estabelecem que todas as empresas australianas têm de reportar incidentes de segurança ao Governo num prazo de 72 horas.

Com a Internet a afirmar-se como uma parte essencial das nossas vidas, os cenários de disrupção têm impactos significativos. Segundo dados avançados pela AtlasVPN, o impacto económico de um só dia sem acesso à Internet a nível global seria de 43 mil milhões de dólares.

Recorde-se que, ainda este ano, um apagão elétrico levou a falhas no acesso à Internet em casa de consumidores e nas empresas em Portugal. A 6 de junho, uma falha no fornecimento de energia que afetou o LS1 International Business Exchange (IBX) teve impacto nos serviços da Equinix, refletindo-se nos serviços dos operadores.