O Governo aprovou ontem em conselho de ministros a abertura dos concursos públicos que permitirão adquirir serviços de comunicações de dados para as escolas públicas do 1º, 2º e 3º ciclos. A medida vai permitir cumprir as metas traçadas no Plano Tecnológico da Educação, apresentadas pelo Governo antes do início do actual ano lectivo.



Em comunicado, o Governo explica que a resolução do conselho de ministros aprovada ontem pretende criar as condições para "garantir o reforço da ligação das escolas à Internet, indo de encontro aos objectivos traçados para o projecto Internet em banda larga de alta velocidade, inscrito no Plano Tecnológico da Educação".



Recorde-se que no pacote de medidas apresentado pelo governo constava a intenção de acelerar as ligações de banda larga disponíveis nas escolas. No que se refere às escolas do 2º e 3º ciclo com mais de mil alunos o upgrade previsto é para os 4 Mbps. já nas escolas do primeiro ciclo espera-se que as ligações sejam aceleradas para 1Mbps.



Ainda em Agosto foram aprovadas as alterações legislativas que viabilizaram a abertura de concursos públicos para a aquisição de computadores, quadros interactivos, videoprojectores, infra-estruturas de comunicações e sistemas de videovigilância para as instituições de ensino.



O Plano Tecnológico para a Educação cobre três grandes áreas que passam pelo reforço e actualização do parque informático na maioria das escolas, aumento das velocidades de ligação à Internet nas instituições de ensino e criação de LANs eficientes; desenvolvimento de uma estratégia para os conteúdos educativos digitais e, finalmente, adopção de um modelo de digitalização de processos.



Em termos globais trata-se de um investimento de 430 milhões de euros que na sua grande maioria serão financiados por programas comunitários. No que diz respeito aos PCs o programa prevê a distribuição de 20 mil, a que se juntam mais 9 mil quadros interactivos.



Notícias Relacionadas:

2007-08-16 - Plano Tecnológico para a educação aprovado em Conselho de Ministros

2007-07-23 - Portugal quer ficar entre os 5 melhores da UE com Plano Tecnológico da Educação