O mercado global para os serviços de rede de telecomunicações na Europa Ocidental deverá crescer quatro por cento durante o corrente ano, avança a IDC. Um número que apesar de não ser muito alto, é importante face ao espírito que tem caracterizado a indústria nos últimos tempos, defende a empresa.
"Este nível de crescimento é significante se considerarmos a incerteza que tem caracterizado o sector durante os últimos anos", indica a IDC, em comunicado. "O ano de 2003 foi de estabilização para a indústria, enquanto os fornecedores de serviço ponderavam as suas posições financeiras e estratégias de crescimento".
A IDC considera ainda que, na área de comunicações de voz, os fornecedores de serviços de telefonia fixa estão agora conscientes da migração do tráfego e receita para as redes móveis. Doravante, irão compensar a perda de receitas lançando pacotes de produtos.
Ligado ao crescimento das VPNs IP e banda larga estará o aumento da utilização das soluções de voz sobre IP, particularmente no mercado empresarial. De acordo com a IDC, os fornecedores de serviços estão agora a desenvolver portfólios de VoIP mais sofisticados de modo a atrair mais do negócio empresarial.
As previsões da IDC para o mercado europeu de telefonia móvel em 2004 são igualmente positivas, considerando que muitos dos operadores conseguiram superar as dificuldades financeiras experimentadas durante os últimos anos. "Colectivamente, a indústria avançou bastante e estabeleceu os alicerces para um futuro multimédia", garante a IDC.
Notícias Relacionadas:
2004-02-04 - Erkki Liikanen alinha cinco grandes tendências para 2004
2004-01-26 - Comissários Europeus defendem que 2004 será ano fundamental para a regulação nas telecoms
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários