O mercado global para os serviços de rede de telecomunicações na Europa Ocidental deverá crescer quatro por cento durante o corrente ano, avança a IDC. Um número que apesar de não ser muito alto, é importante face ao espírito que tem caracterizado a indústria nos últimos tempos, defende a empresa.



"Este nível de crescimento é significante se considerarmos a incerteza que tem caracterizado o sector durante os últimos anos", indica a IDC, em comunicado. "O ano de 2003 foi de estabilização para a indústria, enquanto os fornecedores de serviço ponderavam as suas posições financeiras e estratégias de crescimento".



A IDC considera ainda que, na área de comunicações de voz, os fornecedores de serviços de telefonia fixa estão agora conscientes da migração do tráfego e receita para as redes móveis. Doravante, irão compensar a perda de receitas lançando pacotes de produtos.



Ligado ao crescimento das VPNs IP e banda larga estará o aumento da utilização das soluções de voz sobre IP, particularmente no mercado empresarial. De acordo com a IDC, os fornecedores de serviços estão agora a desenvolver portfólios de VoIP mais sofisticados de modo a atrair mais do negócio empresarial.



As previsões da IDC para o mercado europeu de telefonia móvel em 2004 são igualmente positivas, considerando que muitos dos operadores conseguiram superar as dificuldades financeiras experimentadas durante os últimos anos. "Colectivamente, a indústria avançou bastante e estabeleceu os alicerces para um futuro multimédia", garante a IDC.



Notícias Relacionadas:

2004-02-04 - Erkki Liikanen alinha cinco grandes tendências para 2004

2004-01-26 - Comissários Europeus defendem que 2004 será ano fundamental para a regulação nas telecoms