As conclusões surgem no estudo Digital Fuel Monitor, sobre os preços praticados para o acesso à internet em dispositivos mobile num conjunto alargado de países. O estudo centra-se na pergunta: quantos gigabytes em rede 4G se conseguem comprar por valores entre os 5-80 euros nos países que compõem a União Europeia e a OCDE. Para tal, a empresa recolheu dados de milhares de planos de serviços de smartphones e redes wireless de 41 mercados, Portugal incluído, com os preços praticados na primeira metade de 2018 (à data de abril), fazendo uma comparação com as tabelas praticadas na segunda metade de 2017.
Sobre as ligações entre smartphones, enquanto que na Estónia, Dinamarca, Holanda, Finlândia ou Bulgária se consegue ter acesso ilimitado a dados 4G por 30 euros, Portugal surge na cauda dos países da OCDE com a oferta de 3GB pelo mesmo valor. Atrás, apenas o Canadá, Hungria e Coreia do Sul com 2GB, e a Grécia e Malta que não tem oferta para o respetivo valor. Na Grécia, 5GB de dados custa cerca de 70 euros. Excetuando a Noruega, todos os mercados conseguiram comprar mais GB em 2018, do que no segundo semestre de 2017.
O estudo traça ainda a grande diferença entre os mercados que operam com três ou quatro operadores. A conclusão é que na UE e OCDE, os mercados com quatro empresas a oferecer o serviço de internet 4G permitem a compra em média de três vezes mais gigabytes por 20 euros e quase duas vezes mais por 30 do que os países com apenas três operadores.
Acerca da disponibilidade de acesso ilimitado de dados, os planos para serviços entre fixos para mobile estão disponíveis por menos de 30 euros em nove mercados, e por menos de 20 euros em oito países, incluindo a Suíça, Polónia e Finlândia. Sobre os planos para smartphones a utilizar as redes 4G, o estudo refere que metade dos 28 países que compõem a União Europeia podem ter acesso por 30 euros a tarifas de 100GB ou dados ilimitados. No caso de Portugal, os planos de 30 euros para ligações entre os fixos e wireless oferecem 30GB de dados.
Por fim, a Rewheel fez uma média dos preços por gigabyte em planos 4G para smartphones, concluindo que na União Europeia, houve um decréscimo do valor de 2,4 euros/GB em novembro de 2017 para 2,3 euros/GB em abril de 2018. Já na OCDE, o valor médio de 3,3 euros/GB baixou para 2,9 euros/GB no mesmo período.
As descidas de preço também foram sentidas para os tarifários fixos para wireless, baixando na UE em média de 1 euro/GB para 0,84 euros/GB, enquanto na OCDE baixou de 1,2 euros/GB para 1,1 euros/GB.
Comparativamente ao seu estudo, a Rewheel refere que a metodologia da OCDE está desatualizada, já que mede somente o preço dos planos mais elevados oferecidos por operadores em exercício utilizando medidores datados. Estes têm apenas em consideração planos para volumes de dados entre 250MB a 5GB, ignorando completamente os planos de valores inferiores para pacotes sem limites de dados.
Avaliando os gráficos do estudo, Portugal apresenta-se como um dos países a praticar preços mais elevados. A isso deve-se o facto de haver apenas três operadores de telecomunicações, comparativamente a outros mercados com quatro, como a França, que faz os preços baixarem.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários