Leilão 5G: Licitações continuam a perder fulgor e atingem um novo mínimo histórico no 102º dia

Este artigo tem mais de 2 anos
Depois de um 101º dia com uma subida de apenas 486 mil euros, as licitações das operadoras atingiram hoje o valor mais fraco alguma vez registado ao longo do processo: 357 mil euros.
Leilão 5G: Licitações continuam a perder fulgor e atingem um novo mínimo histórico no 102º dia
Pixhere | Doughnutew

Num processo que se prolonga desde 14 de janeiro, a fase principal do leilão do 5G avançou hoje para o seu 102º dia. Nas sete rondas de hoje, as licitações atingiram os 321,33 milhões de euros, numa subida de apenas 357 mil euros face ao dia anterior: o valor mais baixo registado desde o início da fase principal. Ainda ontem, as licitações tinham registado um aumento de apenas 486 mil euros.

Os mais recentes dados da Anacom permitem verificar que, novamente, o interesse voltou a estar centrado na faixa dos 3,6 GHz, seguindo a tendência dos últimos meses. Hoje constatam-se subidas ligeiras em relação às propostas de 5 dos 40 lotes nesta faixa nativa do 5G.

Clique nas imagens para mais detalhes

Em relação ao preço de reserva, os lotes da categoria J já valorizaram mais de 300%, destacando-se, por exemplo, o lote J11, cujo valor aumentou 325%. Por outro lado, a valorização dos 6 lotes da categoria H, que quase duplicaram de valor nesta fase do leilão, é menos expressiva.

A faixa dos 2,1 GHz afirma-se como aquela que mais aumentou de preço durante a fase principal, valorizando mais de 400% face ao preço de reserva. Os preços de licitação dos lotes das faixas dos 700 e 900 MHz mantém-se nos 19,2 e 6 milhões de euros desde o início da fase principal e na faixa que ficou livre após a conclusão do processo de migração da TDT um dos lotes ainda não recebeu ofertas.

Leilão do 5G: 100 dias depois a Anacom ainda tenta acelerar processo mas Portugal está na cauda da Europa
Leilão do 5G: 100 dias depois a Anacom ainda tenta acelerar processo mas Portugal está na cauda da Europa
Ver artigo

Embora a fase principal se prolongue há mais de 100 dias, o encaixe potencial não cresceu proporcionalmente. A totalidade do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes, soma agora 405,6 milhões de euros.

Ao todo, o conturbado processo do leilão do 5G já corresponde a seis meses, uma duração que ultrapassa qualquer leilão de espectro em Portugal e na Europa. O prolongamento do procedimento já levou a Anacom a tomar uma decisão de alteração do regulamento: uma decisão que gerou reações negativas tanto por parte da Altice Portugal, como da NOS e da Vodafone.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 18h54)

Pergunta do Dia

Mais informações
Participou nesta votação.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar