A fase principal do leilão do 5G avançou para o seu 121º dia. Depois de ontem se ter registado um problema técnicos que impediram a realização do novo número de rondas, tal como foi aprovado pela Anacom, hoje concretizaram-se as 12 rondas de licitação, atingindo 329,181 milhões de euros.

O valor representa uma subida de 645 mil euros em relação ao dia anterior. Sem fugir à tendência dos últimos meses, o interesse dos operadores voltou a estar centrado na faixa dos 3,6 GHz, com subidas em relação às propostas de oito dos 40 lotes disponíveis.

Clique nas imagens para mais detalhes

Apesar do crescimento a “conta-gotas” das propostas, através dos dados disponibilizados pela Anacom é possível constatar que todos os lotes da categoria J da faixa dos 3,6 GHz já valorizaram mais de 330% em relação ao preço de reserva.

A totalidade do leilão resulta agora num encaixe potencial de 413,532 milhões de euros. É certo que o valor que ultrapassa o preço de reserva fixado pela Anacom nos 237,9 milhões, porém, não cresceu proporcionalmente à longa duração do processo.

Ainda na semana passada, a quando do anúncio da aprovação da mudança para as 12 rondas de licitação diárias, a Anacom avisou que o atraso no processo coloca em risco o desenvolvimento e entrada em funcionamento das redes 5G, considerando também que a alteração não afeta a estratégia dos licitantes.

A entidade reguladora espera que a mudança “seja suficiente para impedir que o leilão se prolongue excessivamente", porém, não afasta a possibilidade de voltar a alterar as regras, impedindo aumentos de valor de 1 e 3%, que têm sido a norma.

De acordo com um estudo partilhado pela entidade, o valor atual de licitações podia ter sido atingido em 5 dias. "A utilização maioritária de outros incrementos permitiria uma progressão muito mais rápida do leilão", explica a Anacom.

Figura 2 - Evolução hipotética do preço da categoria J com diferentes incrementos mínimos
créditos: Anacom

"De facto, como se ilustra na Figura 2, na categoria J (3,6 GHz), estima-se que o valor atual dos lotes (na ordem dos 5 M€) seria atingido num muito menor número de dias", afirma Anacom, indicando cenários de 5 dias com incrementos de 20%, 10 dias com incrementos de 10% e 20 dias se os operadores aumentassem o preço em 5% em cada ronda.

Nota de Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 19h29)