A fase principal do leilão do 5G continua a não dar sinais para o seu final. Hoje foi o 129º dia de licitações, com as 12 rondas a alcançarem os 334,421 milhões de euros. Este valor corresponde a uma subida de 662 mil euros face ao dia de ontem.

Os lotes da faixa de 3,6 GHz são os únicos que continuam a receber licitações das operadoras de telecomunicações. Através dos dados disponibilizados pela Anacom, verificam-se hoje subidas de 1% em 10 lotes diferentes e um deles com acréscimo de 2%.

Clique nas imagens para mais detalhes

Em relação ao preço de reserva, a vasta maioria dos lotes da categoria J contam uma valorização que se aproxima dos 350%. Quatro desses lotes já registam uma valorização de 350% e outros sete ultrapassaram essa marca, inclusivamente o J20 está nos 355%. A soma de ambas as fases do leilão resulta agora num encaixe potencial que se situa nos 418,772 milhões de euros.

Leilão do 5G já corre há mais de seis meses e não há fim à vista
Leilão do 5G já corre há mais de seis meses e não há fim à vista
Ver artigo

O número de dias de leilão do 5G continua a somar, com as propostas a crescerem a "conta-gotas". Aos seis meses da fase principal somam-se as duas semanas da fase reservada a novos entrantes, fazendo com que o leilão se afirme como o mais longo e “épico” processo de licenciamento de espectro de telecomunicações em Portugal e na Europa.

Recorde-se que, no final de junho, a Anacom mudou as regras do processo, aumentando o número de rondas diárias para 12, uma medida que acabou por ter resultado no valor diário licitado, que ronda agora os 600 mil euros, mas que não confere muito maior rapidez.

Embora considere que a alteração feita ao regulamento não afeta a estratégia dos licitantes, esperando que a mudança “seja suficiente para impedir que o leilão se prolongue excessivamente", o regulador não afasta a possibilidade de voltar a alterar as regras, de modo a impedir aumentos de valor de 1 e 3%.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização:19h43)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.