Não há mudanças de nota a registar em mais um dia de leilão para atribuição das licenças de 5G em Portugal: as licitações continuam a centrar-se nos lotes J, da faixa dos 3,6 GHz, foram realizadas 12 rondas e as propostas foram feitas pelos valores mínimos de 1%, uma prática que a Anacom quer mudar e que tem gerado polémica, levando mesmo a que a Altice avançasse com  uma providência cautelar.

A consulta pública sobre a alteração de regulamento já terminou na 6ª feira passada mas agora há todo o processo de análise, a aprovação da versão final do regulamento e a sua publicação em Diário da República. Só depois disso poderá entrar em vigor, se a providência cautelar que foi apresentada em Tribunal não suspender o processo.

Entretanto o leilão continua a decorrer, nos mesmos moldes a que já nos habituou nos últimos quase 9 meses, somando pouco mais 700 mil euros a cada dia. Contas feitas, o encaixe potencial da fase principal é já superior a 360 milhões de euros, o que somado com a fase dos novos entrantes ultrapassa os 444 milhões, mais 206,8 milhões do que o valor que tinha sido inicialmente estimado.

Hoje cumpriu-se o 165º dia da fase principal depois do início do leilão a 14 de janeiro de 2021 e as licitações voltaram a concentrar-se nos lotes J, da faixa dos 3,6 GHz, uma das nativas do 5G e que tem o maior número de lotes a concurso.

A gama J tem 30 lotes e quase todos já valorizaram cerca de 420% desde que o leilão começou. O preço inicial era de 1,23 milhões de euros e aproxima-se agora dos 6,5 milhões, cada um deles.

Isto faz do conjunto de lotes J o que mais valorizou em valor desde o início do leilão. O custo dos 30 lotes tinha sido estimado em 36,9 milhões e já valem 191,7 milhões. Só o lote E, da faixa de espectro dos 2,1 GHz, valorizou mais em percentagem, aumentando 431% para os 10,6 milhões de euros.

Leilão 5G - dia 165 - valor por lote

Veja em detalhe as licitações realizadas hoje para cada um dos lotes a concurso.

A duração extraordinária do leilão, que está prestes a chegar aos 9 meses, faz com que Portugal esteja já na cauda da Europa entre os países mais atrasados na implementação do 5G.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação e gráficos. Última atualização 19h36

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.