Perto de 530 mil lares em Portugal fazem chamadas de voz através da Internet. Os dados fazem parte do Barómetro de Telecomunicações relativo a Junho de 2011 e indicam que 528 mil lares portugueses usavam, nessa altura, a tecnologia para contactar com terceiros, num número que representa 22,2% do total de casas com Internet.

Esta taxa de penetração tem-se mantido relativamente estável ao longo dos últimos anos, oscilando entre 20,8% (Março de 2009) e 23,7% (Junho de 2008), refere-se na análise.

O estudo mostra ainda que a percentagem de lares que realizam chamadas de voz através da Internet é maior junto daqueles em que o chefe de família tem entre 55 e 64 anos, no Interior Norte e entre os lares que pertencem às classes sociais alta e média alta.

Os dados da Marktest surgem poucos dias após o anúncio da disponibilização da funcionalidade “ligar para telefone” no Gmail, para um novo conjunto de países, Portugal incluído, fazendo crescer a oferta disponível no país.

O serviço permite aos clientes do correio electrónico da Google fazerem chamadas para números de telefone fixos e móveis, a 0,02 euros para números fixos e 0,11 euros para móveis.