"Andamos há demasiados meses em conversações informais com a Comissão Europeia a convencê-la que nestes territórios há uma falha de mercado porque os operadores privados não têm incentivo para fazer investimento", adiantou hoje a ministra durante a conferência de apresentação da plataforma GEO.ANACOM, uma plataforma de georeferenciação que foi hoje disponibilizada.

Para a ministra "este é um dia muito importante porque talvez seja o dia em que vai permitir à Comissão Europeia que nós façamos o pedido formal deste processo", adiantou, confessando que este é um processo longo, com mais de um ano de conversações.

À margem da apresentação, Ana Abrunhosa disse estar confiante de que o concurso vai avançar até final do ano. "Temos tudo pronto", afirmou, explicando que o caderno de encargos já é público e que o grupo de trabalho que foi criado está a trabalhar com as CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional para que sejam estas estruturas a lançar o concurso. Será lançado por regiões, incluindo Madeira e Açores, garantindo um apoio de 50% do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, embora este não seja igual para todas as regiões e por isso em algumas zonas o Governo tem de reforçar a componente do Orçamento de Estado.

Concurso para cobertura das "zonas brancas" com financiamento público de 160,1 milhões de euros
Concurso para cobertura das "zonas brancas" com financiamento público de 160,1 milhões de euros
Ver artigo

Ana Abrunhosa lamento a demora do processo e a burocracia envolvida, mas deixou também uma palavra de gratidão aos operadores que "não esqueceram o território" e que investiram em infraestrutura em zonas, muitas vezes pro bono, no âmbito da sua responsabilidade social. A governante lembrou ainda que "o mapa das zonas brancas não é todo igual" e que esta plataforma hoje anunciada pela ANACOM, a GEO.ANACOM, é um instrumento para avaliar as falhas de acessibilidade que são um entrave à coesão territorial.

Questionada quanto às metas de cobertura para a fibra e o 5G, a ministra destacou também que "estamos a fazer tudo para, em 2025, chegar a todo o território com a cobertura desejada em 5G e fibra ótica".

Recorde-se que o lançamento do concurso de cobertura de rede de alto débito para as zonas brancas se arrasta há mais de um ano e que já tinha sido prometido para 2022 e depois para o primeiro trimestre de 2023.

O estudo realizado pela Anacom, e revelado em maio de 2022  referenciava mais de 620 territórios como onde a conetividade é inexistente ou de baixa qualidade e apontava um mapa onde são reveladas as zonas brancas, sem acesso a redes de alto débito. 

Veja nas imagens as zonas identificadas pela Anacom