A Motorola apresentou ontem três novos terminais com funcionalidades push to talk. Um dos modelos destina-se ao mercado europeu e os restantes dois ao mercado americano.



Este tipo de dispositivos permitem a dois ou mais utilizadores falarem directamente entre si, de forma semelhante à usada nos walkie-talkies. A tecnologia começou por ser desenvolvida nos Estados Unidos, onde foi popularizada pela Nextel, e a Motorola pretende agora expandi-la na Europa no âmbito da sua estratégia de crescimento e conquista de quota de mercado à Nokia.



Para tal, a fabricante decidiu investir em terminais com novas funcionalidades apoiados numa tecnologia que não é nova, mas que a Motorola pretende renovar colocando no mercado equipamentos com design mais arrojado, linhas modernas e écrans a cores.



O modelo desenhado para o mercado europeu (o terminal V400p) corre em GSM permite efectuar chamadas de voz, dispõe de uma câmara integrada e de toques MP3, estando a sua comercialização prevista para o segundo trimestre deste ano, segundo a Reuters.



Para o mercado americano a Motorola apresentou o T300p e o V65p, dois modelos baseados em tecnologia CDMA, também eles com funções push to talk. O primeiro terminal é mais vocacionado para o mercado empresarial, enquanto o segundo tem em vista um público mais jovem, pelo que as cores e o design moderno são dois dos principais atributos, revela um comunicado. Relativamente a estes modelos a fabricante americana não revelou pormenores sobre o preço e a disponibilidade.



Notícias Relacionadas:

2003-02-17 - Fabricantes de telemóveis aliam-se em soluções de voz directa para redes GPRS e EDGE